Chávez pretende mudar nome do Exército venezuelano

O presidente venezuelano Hugo Chávez encaminhou um pedido à Assembléia Nacional (Parlamento) para mudar o nome das Forças Armadas Nacionais (FAN) para Forças Armadas Bolivarianas, argumentando que desta forma se identificariam mais com o projeto de govern

“Isto é para que as FAN sejam cada dia mais verdadeiramente bolivarianas e para que tenham essa idéia no pensamento e na ação como soldados”, disse Hugo Chávez, em discurso em uma cerimônia no Forte de Tiúna, principal base militar de Caracas.



“Proponho à Assembléia Nacional que na reforma constitucional (que será debatida nos primeiros meses de 2007) chamemos as FAN, nesta nova era, de Forças Armadas Bolivarianas, porque Bolívar é um exemplo do que deve ser um soldado”, disse o presidente venezuelano, fazendo alusão ao Libertador Simón Bolívar, que atuou na independência de vários países da América.



Por outro lado, Chávez defendeu que os quatro principais componentes militares do país – Exército, Marinha, Aeronáutica e Guarda Nacional (Polícia Militar) – possam receber os nomes de Exército Bolivariano, Armada Bolivariana, Aviação Bolivariana e Guarda Nacional Bolivariana, respectivamente.



O presidente encomendou ao atual ministro da Defesa, general Raúl Isaías Baduel, um novo plano para as FAN, chamado de Plano Bolívar 2007-2011, para melhorar o nível de vida, capacitar e incorporar reservistas aos combatentes. O projeto também estabelece melhorias em logística, armamento, tecnologia e unidades cívico-militares.



Exemplo
Chávez afirmou ainda que Simón Bolívar possuía bens que entregou à pátria, e comentou: “Esse é o exemplo que devemos seguir na construção do socialismo”.



A proposta do chefe de governo venezuelano é feita um dia depois de o tenente-coronel (reservista) Héctor Herrera Jiménez ter anunciado que “a Venezuela está analisando e ponderando sobre a criação de uma força multinacional para os países do Sul”.



Segundo o reservista da Guarda Nacional e diretor nacional da Frente Cívico Militar Bolivariana, vários países da América do Sul estão interessados na idéia de criar uma Força Armada Multinacional, voltada para a integração das diversas unidades militares da região.



Da redação, com agências