Berzoini reassume presidência do PT e pede coezão e unidade

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) reassumiu, nesta terça-feira (2), o comando do Partido dos Trabalhadores prometendo trabalhar firmemente para manter a coezão partidária, de forma a garantir a colaboração na agenda legislativa e na coalizão

O ato simbólico de transferência do cargo, que estava sendo ocupado interinamente por Marco Aurélio Garcia, ocorreu em um concorrido almoço em um restaurante de Brasília. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes ao evento.


 


Entre os ministros, foram prestigiar o retorno de Berzoini Tarso Genro (Relações Institucionais), Paulo Bernardo (Planejamento), Walfrido dos Mares Guia (Turismo), Nelson Machado (Previdência) e Matilde Ribeiro (Igualdade Racial).


 


O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, também compareceu, afastando rumores criados pela imprensa de que o ato teria se transformado em um ato pró-candidatura de Arlindo Chinaglia — que também estava presente — à presidência da Câmara. “Esse é um ato singelo do PT e de respeito a todas as tendências que militam na Câmara”, ressaltou Berzoini.


 


Berzoini havia se afastado da presidência no dia 6 de outubro, quando seu nome foi envolvido no caso do dossiê que teria provas contra tucanos. Seu retorno ocorre após a conclusão do relatório da Polícia Federal, que o inocentou.


 


Durante um rápido discurso, Berzoini pediu unidade política no partido e coesão na base aliada, condições necessárias para ajudar a garantir um governo seguro e sem crises e, principalmente, que possa dar o tão esperado salto no crescimento econômico.


 


O presidente do PT ressaltou os avanços do governo Lula na economia e nas políticas sociais, que criaram a base desse crescimento. Citou a aprovação do Fundeb e da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas como “vitórias que trarão grandes resultados no segundo mandato do presidente Lula.”


 


“O início do segundo mandato é uma grande responsabilidade. E quero dizer a todos os petistas, sejam da direção ou não: eu vou continuar conduzindo como vinha fazendo desde outubro passado, na base da unidade partidária, transparência e busca de um partido cada vez maior e mais referencial para a sociedade brasileira.”


 


Berzoini também agradeceu a Marco Aurélio Garcia pelo trabalho desenvolvido nesses quase três meses em que ficou afastado da presidência. “O Marco Aurélio demonstrou não só competência e qualidade política, que todos conhecíamos, mas principalmente lealdade política acima de qualquer padrão. O ritmo e o clima dentro do PT subiu de qualidade e eu vou fazer o esforço para manter essa qualidade”, disse.


 


À imprensa,  o presidente do PT informou que teve uma longa conversa com o presidente Lula, quando ambos avaliaram questões de conjuntura e questões partidárias. “Estamos totalmente sintonizados, na mesma direção, para viabilizar um segundo mandato que seja melhor que o primeiro.”


 


Fonte: Portal do PT