Sem categoria

Plano prevê aumento de 81,1% para professores em Manaus

Da Redação, Mayanna Neves


 


A Câmara Municipal de Manaus (AM) deliberou nesta quarta-feira (07/03) o plano de cargos e salários para professores de 1º a 4º série do ensino básico. De acordo com a proposta, o piso passará a ser R$ 8

O projeto de lei foi entregue, na segunda-feira, pelo secretário de Educação de Manaus, José Dantas Cyrino Júnior, e será passado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Nesta quinta-feira, o vereador Marcelo Ramos (PCdoB), presidente da comissão, designará o relator do projeto.


 


No início de 2005, quando o prefeito Serafim Correa (PSB) assumiu o mandato, professores de início de carreira e de magistério recebiam salários de R$ 450. Com o novo plano, terão reajuste de 81%. ''Apesar de o plano ainda não ser o que merecem, já é um avanço significativo'', ressalta Marcelo.


 


Entre os benefícios previstos, está a questão da data-base (que deverá ser em todo dia 1º de abril) e o plano de carreira para funcionários da escola (que passarão a ser considerados profissionais da educação). Isis Tavares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), destaca conquistas importantes, como a promoção automática por habilitação. ''Antes dependia de todo um processo e uma assinatura. Com isso não havia prazo estipulado e demorava bastante'', comenta.


 


Em um país onde a educação tem várias deficiências, a busca por possibilidades de crescimento na carreira é uma luta importante para os educadores.''Devemos ser vistos e valorizados como profissionais de alta relevância social'', reforça Isis. ''Não é só a questão salarial, mas também a valorização da formação na carreira docente.''