Lula promete lançar em janeiro pacote para acelerar o crescimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira (1º/1) lançar ainda neste primeiro mês do seu segundo mandato o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para destravar a economia. Segundo ele, o pacote deve estimular e ordenar o inv

“Sei que o investimento público não pode, sozinho, garantir o crescimento. Porém, ele é decisivo para estimular e mesmo ordenar o investimento privado. Estas duas colunas, articuladas, são capazes de dar grande impulso a qualquer projeto de crescimento. Para atingir estes objetivos, estaremos lançando, já neste primeiro mês de governo, um conjunto de medidas, englobadas no PAC”, disse ele durante discurso no Congresso.



No discurso, Lula afirmou que o país não pode “continuar como uma fera presa numa rede de aço invisível, debatendo-se, exaurindo-se, sem enxergar a teia que o aprisiona. “É preciso desatar alguns nós decisivos para que o país possa usar a força que tem e avançar com toda velocidade.”



Responsabilidade
O presidente aproveitou para afirmar que é preciso “firmeza e ousadia para mudar as regras necessárias e avançar”. “Não podemos desperdiçar energias, talentos, esperanças.”



Lula disse que não abrirá mão da responsabilidade fiscal na busca do crescimento. “Sei que o crescimento, para ser rápido, sustentável e duradouro, tem de ser com responsabilidade fiscal.”



No entanto, afirmou que “é preciso combinar essa responsabilidade com mudanças de postura e ousadia na criação de novas oportunidades para o país”. “É necessário, igualmente, que este crescimento esteja inserido em uma visão estratégica de desenvolvimento que nosso país havia perdido. É preciso uma combinação ampla e equilibrada do investimento público e do investimento privado. Para lograr este equilíbrio, temos de desobstruir os gargalos e de romper as amarras que travam cada um destes setores.”



Segundo ele, essa visão estratégia de crescimento passa pela ampliação e aceleração do investimento público, desoneração e incentivo ao investimento privado.