Em discurso de posse, Lula ratifica compromisso de realizar um governo popular

Durante seu segundo discurso de posse, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou mais uma vez seu compromisso com as populações mais pobres e criticou quem o acusa de realizar um governo populista. ''Nosso governo nunca foi, nem é popu

Em outros trechos do discurso, ressaltou que ''governar para todos é meu caminho, mas defender os interesses dos mais pobres é o que nos guia nesta caminhada''; e complementou: ''Nossa política social, que nunca foi compensatória, e sim criadora de direitos, será cada vez mais estrutural.''



Lula destacou que o Brasil hoje ainda é um país igual em termos de desigualdade social, mas que, após seu primeiro mandato, tornou-se um país diferente, pois essas desigualdades diminuíram.



Não esqueceu de ressaltar o apoio popular que recebeu durante a campanha eleitoral, dizendo que fora reconduzido à Presidência pela ''vontade majoritária do povo brasileiro''. Disse, ainda, em critica à elite, que, ''aqueles que tentaram desqualificar a opção popular'' não foram capazes de ''entender a vontade de mudança'', um dos trechos mais aplaudidos do discurso.



''O povo fez uma escolha consciente. Mais do que um homem, escolheu uma proposta, optou por um lado. Não faltaram os que, do alto de seus preconceitos elitistas, tentaram desqualificar a opção popular como fruto da sedução que poderia exercer sobre ela o que chamavam de 'distribuição de migalhas'. Os que assim pensam não conhecem e não entendem este país. […] O que distribuímos – e, mais que isso, socializamos – foi cidadania'', disse.



Clique aqui para ler a íntegra do discurso do presidente Lula