Alemanha assume Presidência da União Européia

A União Européia (UE) começa o ano de 2007 com importantes novidades em suas instituições: uma Presidência forte – a da Alemanha –, dois novos membros, uma Comissão ampliada e a substituição da cúpula do Parlamento Europeu (PE).

A Alemanha, país mais populoso e rico da União Européia, presidirá durante os próximos seis meses uma UE de 27 membros, com a entrada de Bulgária e Romênia a partir desta segunda-feira (1º/1).



O gigante germânico assume a Presidência rotativa em um momento delicado, já que terá que apresentar as primeiras propostas concretas sobre como solucionar o impasse da Constituição Européia, depois que franceses e holandeses rejeitaram o texto em plebiscitos em 2005.



A apresentação no final do semestre de um “Mapa de Caminho” da Constituição, com um calendário e propostas específicas, medirá o sucesso ou o fracasso da Presidência alemã.



Em Bruxelas, há muitas expectativas de que a Alemanha exerça a Presidência com firmeza e determinação. No entanto, Berlim já fez um alerta sobre o otimismo excessivo.



“Um semestre são seis meses, nada mais e nada menos”, preveniu a chanceler Angela Merkel, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, reconheceu em Bruxelas que seu governo não pode “fazer milagres”.



Novos membros
O outro grande acontecimento de 1º de janeiro nas instituições da UE é a entrada de Bulgária e Romênia, depois que a Comissão Européia (CE, braço executivo do bloco) submeteu os dois países a um novo exame em setembro devido à lentidão de suas reformas.



Este novo passo no processo de ampliação fará com que a UE tenha 27 membros e 492,8 milhões de habitantes.



O Ano Novo também trará novidades na Comissão Européia, já que o ingresso de dois novos membros faz com que o número de integrantes do Executivo comunitário aumente para 27, um por país.



Da redação, com agências