Fidel diz que batalha por sua saúde não está perdida

Às vésperas do aniversário da Revolução Cubana, o Comandante Fidel Castro redigiu uma carta dirigida ao povo de seu país, na qual felicita seus compatriotas pelo 48º aniversário do fim do governo de Batista e afirma que sua recuperação é lenta, mas trata-

Fidel está provisoriamente afastado da Presidência desde 31 de julho, quando foi submetido a uma cirurgia abdominal. Desde então, seu irmão, Raúl Castro, tem exercido suas funções.



Confira abaixo a íntegra da carta escrita por Fidel:



Mensagem do Comandante-em-chefe



Ao povo de Cuba



Queridos compatriotas:



Recebam minhas felicitações pelo 48º aniversário do Triunfo da Revolução.



Terminamos um ano de grandes esforços e resultados alentadores na Batalha de Idéias, nos programas da Revolução Energética e no desenvolvimento econômico e social do país. Fomos dignos anfitriões da Cúpula dos Países Não-Alinhados e prosseguimos nossa tenaz resistência frente ao bloqueio e às agressões do império.



Nada pôde deter o caminho que empreendemos.



Desejo reconhecer a serenidade e maturidade com que atuou nosso povo, assim como o trabalho de nosso glorioso Partido, do Governo Revolucionário, de nossas organizações de massas e de juventude, de nossos abnegados combatentes das FAR e MININT e de nossa Assembléia Nacional.



Agradeço-lhes por seu carinho e apoio. Sobre minha recuperação, sempre adverti que seria um processo prolongado, mas está longe de ser uma batalha perdida. Colaboro como paciente disciplinado com a consagrada equipe de nossos médicos que me atende.



Não deixei de estar interado sobre os principais acontecimentos e informações. Interajo com os companheiros mais próximos sempre que tem sido necessário uma cooperação em temas de vital importância.



A humanidade vive tempos difíceis, com guerras e perigos que surgem por toda parte, além de um desenfreado processo consumista, típico do sistema imperialista globalizado, que esgota importantes recursos naturais e contamina o meio ambiente. Isso, por si só, justifica nossa heróica luta.



Cada êxito que alcançarmos requer maiores esforços para mantê-los e desenvolvê-los. Faz falta a máxima cooperação e disciplina social.



É meu mais forte desejo que o ano de 2007 seja uma aurora de esperança para nosso povo.



Viva o 48º Aniversário da Revolução!



Fidel Castro Ruz
30 de dezembro de 2006