Atletas brasileiros dominam 82ª Corrida de São Silvestre

Nem a chuva atrapalhou o favoritismo de Franck Caldeira na corrida de São Silvestre. O mineiro de 23 anos, com extrema tranqüilidade, conquistou neste domingo o título da prova com o tempo de 44min06. Assim, pela primeira vez na história, o Brasil se torn

Apontado como o principal nome na corrida, Caldeira assumiu a liderança da prova no início do Minhocão, no quinto quilômetro da corrida. Ele foi marcado de perto pelo também brasileiro Ubiratan José dos Santos nos dois quilômetros seguintes. A partir daí, disparou.



A briga então ficou pela segunda colocação. A medalha de prata ficou com o também brasileiro Clodoaldo Gomes da Silva, que conseguiu uma arrancada na Av. Brigadeiro Luis Antônio. Em terceiro outro atleta do país, Paulo Alves dos Santos. Completaram o pódio o colombiano Javier Guarin, em quarto, e o angolano João Ntyamba, em quinto.



Desde que a prova admitiu a presença de atletas estrangeiros, em 1947, Caldeira se tornou o sexto brasileiro a ganhar a corrida. Antes dele já haviam vencido José João da Silva (1980 e 1985), João da Mata (1983), Ronaldo da Costa (1994), Émerson Iser Bem (1997) e Marilson Gomes dos Santos (2003 e 2005).



Prova feminina
Lucélia Peres, tricampeã da Volta da Pampulha, precisou de 51min24 para vencer a São Silvestre, repetindo o feito das compatriotas Carmen de Oliveira (1995), Roseli Machado (1996), Maria Zeferina Baldaia (2001) e Marizete Rezende (2002).



Em um ano em que as estrelas estrangeiras passaram longe das ruas de São Paulo, a principal adversária de Lucélia foi outra brasileira, a paraibana Edinalva da Silva, a Pretinha, que chegou 31 segundos atrás. A colombiana Bertha Sanchez terminou em terceiro lugar. A queniana Pamela Bundotich, em quarto, e a brasileira Marizete dos Santos, em quinto, completaram o pódio.