Saddam Hussein é enforcado em Bagdá, segundo TV iraquiana

A TV iraquiana Al Hurra informou na madrugada deste sábado (30/12) que o ex-presidente Saddam Hussein foi executado por enforcamento pouco antes das 6h (1h pelo horário de Brasília). O ex-lider iraquiano, derrubado em abril de 2003 por uma invasã

A execução foi confirmada minutos depois pelo vice-chanceler iraquiano Labeed Abbawi e por um alto funcionário americano citado pelo site do jornal New York Times. A hora da execução foi combinada entre autoridades iraquianas e americanas. Por volta das 5h30 locais, um clérigo muçulmano chegou ao local para ouvir as últimas palavras de Saddam.



O local exato da execução de do ex-líder, que tinha 69 anos, não foi imediatamente divulgado. A TV informou apenas que ocorreu na superprotegida Zona Verde de Bagdá. Exilada na Jordânia, Raghd, filha de Saddam, pediu que o corpo do pai seja enterrado provisoriamente no Iêmen, “até que o Iraque seja libertado e ele possa ser sepultado em seu país”.


Especulações
Advogados do ex-presidente iraquiano haviam pedido na última sexta-feira à Justiça dos EUA que suspendesse a execução. O pedido de uma liminar foi feito à Corte Distrital de Washington para a suspensão temporária da execução porque Saddam também é réu em um processo civil nesse tribunal e não teve a oportunidade de se defender. Contudo, não foram atendidos.



Durante a tarde, o chefe da equipe de advogados de defesa informou que as forças dos EUA transferiram a custódia de Saddam para os iraquianos. Segundo analistas, esse era um indício de que o enforcamento era iminente. “Os americanos nos notificaram de que entregaram Saddam para as autoridades do Iraque”, disse Khalil al-Dulaimi.



Os EUA, porém, negaram horas depois a informação. “Ele (Saddam) ainda está sob custódia americana”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey. A Casa Branca, por sua vez, não se manifestou. “Esse é um tema dos iraquianos, somos apenas observadores do processo”, disse o porta-voz Scott Stanzel.



Mais cedo, o ex-ministro da Justiça do Catar Najib al-Naimi, que contribuiu com a defesa do ex-presidente, disse à TV Al-Jazira que os americanos pediram que advogados de Saddam enviassem algum representante para recolher os pertences do ex-ditador. “É uma indicação de que ele está prestes a ser executado, provavelmente amanhã (sábado)”, observou. Badee Izzat Aref , outro advogado de Saddam, informou que o ex-ditador recebeu, quinta-feira, a visita de dois de seus três meio-irmãos. Segundo uma fonte do Ministério da Defesa do Iraque que presenciou o encontro, Saddam entregou seu testamento a um dos irmãos.



Julgamento duvidoso
Organizações de defesa dos direitos humanos, como a Anistia Internacional, condenaram o julgamento, afirmando que ele teve erros, por ter sido realizado em um país dominado por conflitos sectários.



Saddam também foi julgado por genocídio contra curdos iraquianos, cometido em 1980, com mais seis outros réus. Esse julgamento deve continuar mesmo após sua morte.



Leia também:
Brasil diz que execução de Saddam não ajudará a paz no Iraque



Da redação, com agências