Para Socorro Gomes, morte de Saddam é um crime de guerra

A deputada federal Socorro Gomes (PCdoB-PA) e presidente do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) declarou neste sábado (30/12) que a morte do ex-líder iraquiano Saddam Hussein foi um crime de guerra.

“O assassínio por enforcamento do presidente do Iraque, Saddam Hussein, na madrugada de hoje é um crime de guerra, porquanto a vítima era um prisioneiro de guerra, executado por uma autoridade de ocupação, em decorrência de sentença proferida por um tribunal ilegal em julgamento que foi uma verdadeira farsa”, declarou a presidente do Cebrapaz. 



Para ela, o fato ratifica o presidente norte-americano George W. Bush como o maior terrorista de todos os tempos. “O presidente dos EUA, mandante do ato, entra na história como o grande inimigo da paz e o maior terrorista de todos os tempos. O mundo só conhecerá dias melhores, paz e justiça quando derrotar o imperialismo e sua política de guerra”, disse a deputada comunista.



Saddam Hussein foi enforcado na madrugada deste sábado, em Bagdá, aos 69 anos. Ele havia sido condenado ao enforcamento no último mês de novembro pela Corte Suprema de Apelação do Iraque, devido ao assassinato de 148 pessoas na cidade de Dujail, em 1982.