Para Lula, morte de Saddam não resolve problema do Iraque

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (30/12) que a morte do ex-líder iraquiano Saddam Hussein não resolve o problema daquele país . Saddam Hussein foi enforcado por volta de 1h deste sábado (horário de Brasília), em Bagdá, por crimes

“Não sei se foi um julgamento ou uma vingança. De qualquer forma, acho que não resolve o problema do Iraque. Acho que a violência vai continuar”, afirmou Lula, que participou da abertura de uma exposição de fotos da campanha eleitoral no PT, em Brasília.



Lula também criticou a intervenção dos Estados Unidos no Iraque. “Enquanto houver gente dando palpite no problema do Iraque, ele não vai dar certo. Não daria certo no Brasil, na Argentina, na Rússia e muito menos nos Estados Unidos. Os que estão ocupando o Iraque têm que ter consciência de que o Iraque só vai encontrar a paz quando permitirem que as divergências internas sejam resolvidas pelo povo”, afirmou.



Para Lula, o Iraque precisa ter autonomia para resolver questões como a violência no país. “O Iraque só vai ter a solução dos seus problemas quando os iraquianos tomarem as decisões certas e erradas e tiverem o destino nas suas próprias mãos.”



Saddam governou o Iraque de 1979 a 2003, quando caiu após invasão de tropas norte-americanas no país. Conseguiu fugir, mas foi capturado em dezembro daquele ano e, desde então, respondia a processos por genocídio.