Lula irá discutir eleição na Câmara com Aldo e Chinaglia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou neste sábado (30/12) que na próxima semana irá cuidar da articulação para a eleição da presidência da Câmara dos Deputados. Ele confirmou que irá se reunir com o presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PCdo

Lula também deve se reunir com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato do PT à presidência da Casa.  Na semana passada, Lula afirmou que vai iria procurar o petista e Aldo para tentar unificar a candidatura da base aliada.



O Palácio do Planalto busca consenso em torno de um único nome e dessa forma evitar o chamado “efeito Severino” e a temível eleição de um candidato pouco afinado com o governo. O ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) foi eleito para o comando da Casa, em fevereiro de 2005, em conseqüência da divisão da base aliada. Ele acabou renunciado ao cargo depois de se envolver em escândalo de corrupção. Aldo substituiu Severino.



Berzoini insiste
Apesar da tentativa do presidente Lula de tentar entrar em um acordo entre a base aliada, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que reassume a presidência do PT na terça-feira, disse neste sábado que a candidatura de Chinaglia “é para ir até o fim”, embora tenha ressaltado que o partido vai procurar um entendimento na base aliada.



“As condições da candidatura de Chinaglia foram colocadas desde o começo. Nós não queremos dividir a base do governo, quem quiser dividir a base do governo vai se dar mal. Nós vamos trabalhar pela unidade e a unidade se constrói com responsabilidade”, afirmou.



Segundo Berzoini, “não há nenhuma razão para se considerar que o nome que deve ser retirado é o de Chinaglia”. Ele lembrou que o PT tem a segunda maior bancada da Câmara e que tem um bom diálogo com o PMDB, dono da maior bancada.



O deputado criticou o encontro de Aldo com a oposição na residência oficial da Câmara, na última quinta-feira. “Acho que não é o local certo para começar as articulações, mas respeito o Aldo e acho que a melhor maneira de a gente construir a unidade é manter a temperatura baixa, não aquecer com declarações que possam ser mal interpretadas”, disse.