Grileiros ameaçam tribo indígena em Rondônia

Pode acabar em tragédia a invasão de 800 grileiros nas terras indígenas dos Uru-eu-wau-wau e Amondawa, em Rondônia. O alerta foi feito por e-mail à Agência Amazônia por Ivaneide Bandeira Cardozo, dirigente da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, de

“Cansados de esperar pela Funai, eles (os índios) estão dispostos a fazer justiça com as próprias mãos”, relata Ivaneide. A tensa situação na área é do conhecimento do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF).
 


De acordo com Ivaneide Cardozo, apesar dos alertas as autoridades nada fizeram para retirar os invasores. Ainda na sexta-feira, o cacique Puruá Uru-eu-wau-wau avisou em contato por meio do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) que os índios podem atacar os invasores a qualquer momento. E as reações já começaram: os indígenas tocaram fogo em 14 barracos construídos nas terras e prometem intensificar as ações para forçar a saída dos invasores.



Além de invadir as terras, os grileiros saqueiam a madeira da região, fazem garimpo ilegal e matam animais silvestres, provocando sérios danos ambientais. Os índios estariam armados com flechas e outras armas rústicas. Há temor de que ocorra uma chacina no local, pois os invasores portam armas de fogo.



A área em questão detém uma rica diversidade biológica e espaços intocados. Além disso, é o berço de ao menos 12 sub-bacias hidrográficas do estado de Rondônia.



Fonte: Agência Amazônia de Notícias