Argentina: Repressores da ditadura não serão anistiados

O governo argentino, parlamentares, entidades sociais e de direitos humanos concordaram neste sábado (30/12) que é necessário desmantelar as forças ocultas que pretendem impor o medo no país, através de seqüestros políticos destinados a frear os julgament

As opiniões a favor da continuação dos julgamentos e alertando, ao mesmo tempo, que voltaram os esquadrões paramilitares e parapoliciais na Argentina, foram divulgadas hoje poucas horas depois da libertação de Luis Gerez, um ex-militante da Juventude Peronista da década de 70, que permaneceu desaparecido de quarta à sexta-feira.



Gerez reapareceu uma hora depois do presidente Néstor Kircher ter dito, através da emissora nacional de rádio televisão – que utilizou pela segunda vez desde maio de 2003 – que não fará uma lei de anistia no país e responsabilizou paramilitares do seqüestro.



No entanto, ainda permanece desaparecido desde 18 de setembro Jorge Luis López, outro ex-militante da Juventude Peronista que foi testemunha de um julgamento contra um ex-repressor da ditadura, condenado à cadeia perpétua por crimes contra a humanidade.



Sem impunidade
Neste sábado, o chefe do Gabinete, Alberto Fernández, alertou que “grupos de paramilitares ou parapoliciais”, responsáveis pelos seqüestros de Gerez e López, têm um discurso semelhante ao de um setor muito vasto na política, que quer que o presidente deixe o passado e busque a reconciliação com os argentinos, garantindo a impunidade.



O ministro do Interior, Anibal Fernández, por sua parte, disse que “o presidente está muito certo e não aceitaremos cumplicidades ou impunidades e aquele que for condenado deverá cumprir sua sentença em uma prisão comum”.



No mesmo sentido, o Instituo Mobilizador de Fundos Cooperativos, que agrupa cooperativas argentinas, afirmou que o seqüestro de Gerez e o desaparecimento de López confirmam a “existência de forças ocultas que pretendem impor o medo, para evitar que o processo avance e os responsáveis sejam punidos”.



Leia também:
Desaparece outra testemunha-chave da ditadura argentina