Petrobras anuncia viabilidade comercial de 19 novas jazidas

A Petrobras anunciou hoje a viabilidade comercial de 19 jazidas de petróleo e gás descobertas próximas ao litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

“A Petrobras encaminhou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) declarações de comercialidade de 19 novas áreas (16 no mar e três em terra)”, afirma a companhia em comunicado.


 


Apesar de advertir que ainda é preciso realizar novos estudos para avaliar o tamanho das jazidas descobertas, a empresa calcula que é possível recuperar nas novas áreas cerca de 2,1 bilhões de barris de petróleo equivalente.


 


Na bacia de Campos, de onde a Petrobras extrai em águas profundas cerca de 80% do petróleo brasileiro, a empresa declarou como comercialmente viáveis nove novas áreas, dentre as quais o Campo de Maromba, que a brasileira explora em associação com a americana Chevron.


 


Segundo a empresa, em suas novas áreas na Bacia de Campos, é possível extrair cerca de 1,37 bilhão de barris de petróleo equivalente.


 


Na bacia de Santos, a empresa declarou a viabilidade econômica de três novas áreas com cerca de 560 milhões de barris.


 


Na bacia do Espírito Santo, declarou como comercialmente viáveis quatro novas áreas marinhas e três terrestres, que podem ter 168 milhões de barris.


 


“Os novos campos descobertos demonstram o acerto do programa exploratório da companhia, cujo portfolio diversificado de concessões, elevada tecnologia, grandes investimentos e um corpo técnico capacitado, vêm possibilitando o crescimento contínuo das reservas e da produção de petróleo e gás natural”, assegura a empresa.


 


A nota acrescenta que a multinacional Shell já havia anunciado na quinta-feira a viabilidade comercial de dois novos campos na Bacia de Santos, nos quais a Petrobras tem participação de 40%.


 


A companhia tem no Brasil reservas provadas de petróleo e gás de 13,5 bilhões de barris.


 


Em novembro, a empresa alcançou uma produção total de 2,321 milhões de barris por dia de petróleo e gás natural, com um crescimento de 2,4% com relação ao mesmo mês do ano passado.


 


Desse total, 2,089 milhões de barris por dia vieram das áreas exploradas no país (1,813 milhão de barris diários de petróleo e 43 milhões de metros cúbicos de gás natural) e os outros 232.485 barris diários das jazidas exploradas em Angola, Argentina, Bolívia, Equador, Estados Unidos (Golfo do México), Peru e Venezuela.


 


Fonte: EFE