Melhora avaliação dos jornalistas sobre o governo Lula

O governo Lula recebeu nota cinco dos jornalistas do Brasil que participaram de pesquisa da Macroplan, empresa de consultoria, que avaliou o primerio mandato do líder petista. É a oitava pesquisa da empresa, que demonstrou uma melhora em relação às ant

O desempenho no combate à fome e à pobreza foi a área que recebeu a melhor avaliação, com 85% de aprovação, deixando a política econômica em segundo lugar pela primeira vez em quatro anos, com 83% de aprovação. No outro extremo, o combate à violência foi avaliada negativamente por 93% dos entrevistados, seguido da relação do governo com a mídia: 92% dos entrevistados consideraram o pior item do governo.


 


Ministérios


 


Os ministros com melhor avaliação foram: Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Guido Mantega (Fazenda), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Roussef (Casa Civil).


 


Os mais criticados foram José Agenor (Saúde), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Paulo Oliveira Passos (Transportes), Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad  (Educação).


 


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ficou no sexto lugar dos dois rankings.


 


Segundo mandato


 


A maior parte dos entrevistados não vê muitas mudanças para o governo reeleito. 86% acreditam que a segurança irá piorar nos próximos quatro anos. 50% dos jornalistas usaram palavras otimistas para caracterizar o próximo governo e 48% usou termos pessimistas. 2% foram indiferentes.


 


Entre os governos estaduais, Aécio Neves, de Minas Gerais, pela quarta vez consecutiva, foi considerado o melhor governador com uma aprovação de 95%. Para realizar a pesquisa, a Macroplan entrevistou 80 profissionais dos principais veículos em sete estados do País.



 
Fonte: Comunique-se