Desaparece outra testemunha-chave da ditadura argentina

Luis Gerez – um ex-militante da Juventude Peronista que denunciou ter sido torturado em 1972 por um repressor, atual dirigente político de direita – está desaparecido desde quarta-feira à noite (27/12), denunciaram seus familiares e organizações de dir

Gerez, 50 anos, saiu na quarta às 20h30 locais de sua casa para comprar cigarros e carne perto do bairro onde reside, 40 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires, e não voltou, disseram familiares. O ex-militante político vive no município de Escobar, onde denunciou o ex-prefeito Luis Patti de ter sido um de seus repressores.


 


Javier Bogel, porta-voz da Secretaria de Direitos Humanos da província de Buenos Aires confirmou que Gerez está desaparecido – e que o Ministério do Interior iniciou uma ''intensa busca'' na região de Belém, Escobar, onde vive o ex-militante.


 


A Secretaria de Direitos Humanos da Nação também expressou sua ''preocupação'' pelo desaparecimento. Gerez foi testemunha-chave do julgamento parlamentar para impedir que Patti ingressasse como deputado nacional em 2005. Em seu depoimento, Gerez afirmou reconhecer a voz de Patti entre os policiais que o torturaram em 1972 em uma delegacia de Escobar.


 


Tortura
Jorge Julio López, outra testemunha-chave do julgamento contra o ex-repressor Miguel Etchecolatz, está desaparecido desde 18 de setembro, poucos dias depois de depor sobre seu cativeiro em um centro clandestino de detenção durante a ditadura argentina.


 


Outro militante da Rede Solidária dos Filhos de Desaparecidos do Venado Tuerto, 350 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires, sumiu por 13 dias e reapareceu na terça-feira com uma cruz esvástica tatuada em seu peito e queimaduras em seu órgão genital.


 


O militante, Héctor Bustos, 35 anos, disse que seu desaparecimento ocorreu por ''motivos políticos'' e que foi seqüestrado por quatro pessoas ''que pareciam policiais''. O juiz de Venado Tuerto, Hugo Perazzi, classificou o caso como ''torturas''; Já o governo da província de Santa Fé, onde se localiza o município de Venado Tuerto, dispôs uma custódia especial para Bustos.