Espanha prende líder de grupo de extrema direita argentino

A Polícia espanhola deteve nesta quinta-feira (28/12) na cidade de Torrent, leste do país, o líder da facção de extrema direita argentina Triplo A (Associação Anticomunista Argentina), Rodolfo Eduardo Almirón Sena, procurado pela Justiça de seu país por u

Segundo a Direção Geral da Polícia e a Guarda Civil da Espanha, a detenção aconteceu depois de, nesta própria quinta-feira (28/12), a Interpol ter tramitado a ordem internacional de detenção com fins de extradição emitida pela Justiça argentina no dia 20.


 


Almirón Sena, ex-policial de 70 anos, foi detido pela Polícia em um local que costumava freqüentar em Torrent, localidade próxima à cidade de Valência, onde fora localizado há algumas semanas. Ele será colocado à disposição da Audiência Nacional para que sua extradição seja tramitada.


 


A Justiça argentina quer processar Almirón Sena por formação de quadrilha e duplo homicídio, e afirmou em sua solicitação de extradição que “a ação penal que nasce dos delitos investigados é imprescritível (…) considerando os mesmos como de lesa-humanidade”.


 


A organização Triplo A é autora de dezenas de ataques e ameaças que obrigaram operários, líderes sindicais, artistas e intelectuais a se exilarem.


 


Depois do golpe de Estado militar de 1976, vários de seus membros fizeram parte dos grupos paramilitares responsáveis por seqüestros e desaparições de pessoas.