Ministro da Defesa anuncia “sanções sérias” contra TAM

O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou hoje que o governo aplicará “sanções sérias” contra a companhia aérea TAM por prática de overbooking (venda de passagens acima da capacidade dos vôos).


O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou hoje que o governo aplicará “sanções sérias” contra a companhia aérea TAM por prática de overbooking (venda de passagens acima da capacidade dos vôos).


 


A divulgação foi feita após uma reunião de quase três horas entre representantes de sete órgãos ligados à aviação civil, mas Waldir Pires não detalhou quais exatamente serão as punições, embora tenha dito que estas podem incluir multas.



O ministro da Defesa disse que só irá detalhar as sanções contra a TAM quando receber o relatório final, que está sendo elaborado pela agência nacional de aviação civil (Anac), sobre o caos na operação da companhia desde a semana passada. O ministro afirmou que deve receber esse relatório até as primeiras horas da madrugada, mas ressaltou já ter conhecimento de “faltas graves”.



“Houve faltas graves, não só em relação a fretamento mas também de overbooking. Vão haver sanções sérias, que a lei autoriza”, anunciou o ministro.



Ainda de acordo com Waldir Pires, a reunião serviu para estudar métodos preventivos para que o problema da TAM e de outras empresas não se repita no ano novo. Uma das soluções a serem adotadas pelo governo será a proibição de novos vôos fretados de todas as companhias nas datas próximas ao reveillón.


 


“Não é possível haver qualquer overbooking de empresa nenhuma. O que queremos é determinar que nenhum novo fretamento para vôos charter seja admitido em hipótese alguma. Precisamos assegurar que os vôos dêem condições de respeito à nossa população”, afirmou Waldir Pires.


 


Fonte: Último Segundo