Bancários promovem em São Paulo a 9ª Corrida de São Pilantra

Acontece nesta quinta-feira (28/12) a nona edição da já tradicional Corrida de São Pilantra – o santo padroeiro das elites do Brasil. Realizada desde 1998 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a competição – que é uma paródia da São

Os “atletas” percorrerão a Avenida Paulista até o prédio da Gazeta, onde o São Pilantra 2006 será premiado. “A corrida é mais uma forma descontraída e aberta a toda a população que a categoria encontrou para protestar”, diz Luiz Cláudio Marcolino, presidente do sindicato.


 


Segundo a entidade, a prova já tem favoritos, como os deputados federais e os senadores. “Com a tentativa de aumentar em 90,7% seus próprios salários, os parlamentares quase conseguiram antecipar o título deste ano”, ironiza um informe do sindicato.


 


Os políticos estariam “na reta final com os banqueiros – participantes assíduos da competição pelas más condições de trabalho e pela péssima divisão dos lucros entre os trabalhadores e a sociedade”.


 


Banespa na mira
O presidente da Nossa Caixa, Carlos Eduardo Monteiro, o atual governador paulista, Cláudio Lembo, e o ex Geraldo Alckmin também estão cotados. A razão: “o caos em que se encontra o banco estadual”. De acordo com o sindicato, “a atual gestão proibiu a contratação de pessoal – situação que somada às novas contas que migram do Santander Banespa causa grandes dificuldades a clientes e bancários”.


 


Ao expor a situação caótica do Banespa, a Corrida de São Pilantra serve como um diagnóstico dos problemas enfrentados pela categoria. “Preocupa aos bancários e à população de São Paulo a maneira como tucanos e pefelistas administram o último banco do estado”, diz Luiz Cláudio Marcolino.


 


Na votação pelo site do Sindicato dos Bancários, o Bradesco está disparado na frente. A recusa em pagar uma participação maior nos lucros aos trabalhadores, apesar do excelente resultado apresentado, está levando o banco de Márcio Cypriano a forte concorrente ao prêmio de São Pilantra 2006. Santander Banespa e Itaú, além da Nossa Caixa, também estão muito bem votados.


 


Em 2005, o vereador Dalton Silvano se sagrou o grande vencedor da competição, graças à criação do projeto de lei que queria proibir a instalação das portas de segurança nos bancos da cidade. A medida não entrou em vigor por causa da forte atuação dos bancários.


 


Em segundo lugar, ficaram os banqueiros do Grupo Santander Banespa – pela demissão de mais de 600 trabalhadores às vésperas do Natal. Logo atrás vieram Bradesco (violência contra os bancários durante a campanha salarial de 2005), ABN Real (desrespeito a direitos dos trabalhadores e dos clientes) e HSBC (tentativa de forçar o trabalho aos sábados).


 


História
A Corrida de São Pilantra foi criada para pressionar o antigo banco Mercantil de São Paulo – hoje controlado pelo Bradesco – a pagar a devida participação nos lucros e resultados aos funcionários. Deu certo.


 


Ao longo dos anos, o Unibanco foi o grande campeão da pilantragem, com três “conquistas” (1999, 2000 e 2002 – todas por demissões e desrespeito à liberdade sindical). Em 2000, o banco dividiu o título com o juiz Lalau.


 


No ano seguinte, o vencedor foi Paulinho, presidente da Força Sindical, por sua atuação a favor da flexibilização de direitos da CLT. Em 2003, o ABN Real de Fábio Barbosa – que demitira 190 pessoas às vésperas do Natal – venceu. No ano passado, foi a vez do banqueiro Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos.