Após conversa com Lula, PT já admite possibilidade de apoiar Aldo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com a comissão política do PT e voltou a pedir que os petistas trabalhem com os outros partidos da base governista para que os aliados tenham um só candidato à presidência da Câmara. O líder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir que o PT trabalhe com os outros partidos da base governista para que os aliados tenham um só candidato à presidência da Câmara. O partido, que lançou o líder do governo deputado Arlindo Chinaglia (SP), acredita ser possível chegar a um acordo até a segunda semana de janeiro.


 


“O presidente pediu que os líderes e os presidentes dos partidos realizem esse debate. Nós precisamos pensar em um método de avaliação interna para se ter um só candidato”, afirmou o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), após o encontro de Lula com a comissão política do partido.


 


Fontana voltou a afirmar que não há intransigência em relação ao nome de Chinaglia e reconheceu novamente a possibilidade de o candidato ser o atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).


 


Para o petista, a corrida pelo terceiro cargo da república está desvinculado da reforma ministerial a ser elaborada pelo presidente a partir do final de janeiro. Durante o encontro, o PT reafirmou ao presidente que não aceita perder espaço estratégico na próxima administração.


 


“Queremos um papel estratégico igual ou maior no próximo governo, mas essa conta não é aritmética”, disse Fontana. O PT possui o comando de 16 ministérios, dos quais apenas a Previdência entrou na lista de reivindicação de alguma das outras nove legendas aliadas do presidente.


 


O PT admitiria perder alguns ministérios para aliados desde que mantenha o controle do programa Bolsa Família, atualmente coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social, dite os rumos da Educação, continue no comando do núcleo de governo dentro do Palácio do Planalto, e seja soberano na equipe econômica. Além disso, o partido deseja retomar o controle da pasta de Cidades, que está com o PP.


 


A comissão política do PT é formada pelo presidente interino Marco Aurélio Garcia, os vice-presidentes Maria do Rosário e Jilmar Tatto, o tesoureiro Paulo Ferreira, o secretário-geral-adjunto, Joaquim Soriano, além dos secretários de relações exteriores, Valter Pomar, de movimentos populares, Renato Simões e de cultura, Glauber Piva.


 


Compareceram à reunião além de Fontana os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Luiz Dulci (Secretaria Geral).


 


Fonte: G1