Partidos políticos mobilizam populares para festa da posse

Neste período do ano, tradicional nos preparativos e realizações de festas, os partidos políticos de apoio ao Governo Lula também estão preparando uma festa – a posse do Presidente no próximo dia 1o para cumprir seu segundo mand


Os organizadores acreditam que este é outro mandato e não haverá a comoção social que ocorreu em 2003, quando reuniu 150 mil pessoas. Ricardo Abreu, Alemão, do Comitê Central do PCdoB, que tem acompanhado os preparativos com os demais partidos e organiza as reuniões internas do PCdoB destaca que o êxito do primeiro governo e a programação festiva ajudam no sucesso da festa, que pretende reunir 50 mil pessoas.


 


Os organizadores mobilizam militantes, filiados, amigos e populares do Distrito Federal e Goiânia por meio dos diretórios e movimentos sociais.


 


Também há mobilização dos parlamentares da base de apoio dos diversos estados brasileiros. Para garantir esta presença em Brasília, os governadores vão tomar posse em seus estados no período da manhã.


 


A festa de posse de Lula começa às 15h45min com o desfile em carro aberto saindo da catedral, percorrendo a Esplanada dos Ministérios, até o Congresso Nacional. Lula estará acompanhado do vice-presidente, José Alencar e das esposas – Marisa Letícia e Marisa Alencar.


 


Nesse trajeto, ele será saudado pela multidão que estará acomodada em arquibancadas e ao longo das calçadas, trajando camisetas alusivas ao evento e portando bandeirinhas e balões. Alemão adiantou que o PCdoB vai produzir material publicitário exclusivo do Partido.


 


Ele considera o material componente importante para a mobilização, assim como o show e o clima festivo da posse, destacando que este ano não haverá solenidade formal, com presença de Chefes de Estado estrangeiros. Foram convidados apenas as representações diplomáticas e o jantar no Itamaraty foi cancelado.


 


Presenças simbólicas


 


Segundo Alemão, a formalidade cederá espaço para a participação popular. Lula pediu que fossem convidadas pessoas que simbolizem algumas das principais políticas do governo, como, por exemplo, uma pessoa que passou a ter luz em casa por causa programa Luz para Todos, uma chefe de família que tenha devolvido o cartão do programa Bolsa Família porque melhorou de situação econômica, pessoa ligada ao programa do biodiesel e participantes de iniciativas como as Olimpíadas da Matemática, entre outras.


 


Às 16 horas, Lula e Alencar chegam ao Congresso Nacional, onde tomam posse. A organização dessa cerimônia está a cargo do Congresso. Ao final do evento, que deve durar uma hora e meia, Lula e Alencar passam em revista as tropas.


 


Por volta das 18 horas começará a cerimônia no Palácio do Planalto. Esta cerimônia é organizado pelo cerimonial do Planalto. Lula subirá a rampa do Palácio já com a faixa de presidente e seguirá para o parlatório, onde fará um pronunciamento para cerca de 1.600 convidados. Os convidados ficarão do lado de fora do palácio, em área reservada. Do lado de dentro, estarão somente os ministros e seus familiares.


 


Logo após a cerimônia no Palácio do Planalto, terá início a parte cultural. Serão realizados shows com artistas como a banda baiana Olodum; o grupo de percussão Sudundum, formado por surdos; a sambista Lecy Brandão, a dupla sertaneja Zé Mulato e Cassiano, e outros artistas como Célia Porto, Renato Matos e Geraldo Azevedo. Os artistas não cobraram cachê.


 


Segundo estimativas dos partidos da coalizão, a festa de posse do presidente Lula custará cerca de R$1 milhão ao governo. A primeira posse do presidente custou R$1,5 milhão. Seguindo orientação do presidente, os organizadores planejaram uma festa popular, porém austera. Nesse valor, estão incluídas grades de proteção, sistema de som, palco, passagem aérea dos artistas, entre outras despesas.


 


Outra diferença da festa do segundo mandato é que nesta somente o presidente Lula tomará posse. ''Diferentemente de 2002, que eu tinha que apresentar o ministério para tomar posse, agora não, só eu tenho que tomar posse. Só o meu mandato é renovado'', explicou o próprio Lula.


 


Serviço: CONVITE


 



FESTA CÍVICA DE POSSE DO PRESIDENTE LULA


 


Os partidos políticos, os sindicatos e as entidades sociais têm a honra de convidá-lo(a) para participar da festa cívica de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus ministros no dia 1o de janeiro de 2007.


 


O evento terá início com a solenidade oficial e termina com apresentação de shows e de grupos culturais na Praça dos Três Poderes.


 


Venha celebrar conosco este momento histórico em que o povo brasileiro reforça sua convicção por um Brasil mais justo e soberano.


 


Você não pode perder!


 


Segundo Governo,


Um Novo Começo


 


De Brasília


Márcia Xavier