Movimento de Luta pela Moradia reclama da burocracia da CEF

O financiamento para a habitação no país alcançou este ano a marca, considerada recorde pelo governo, de R$ 24 bilhões. O número poderia ser bem maior, segundo o Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM). Na avaliação do movimento, a burocracia da

O movimento luta pelo acesso prioritário à moradia no país pelas famílias com rendimento até cinco salários mínimos. A coordenadora regional do MNLM no Distrito Federal, Vânia  Aparecida Coelho, também  membro da executiva nacional da entidade, diz que o governo federal vem, realmente, demonstrando grande atenção à questão, mas lembra que ainda não é o suficiente. “O grande entrave que a gente tem percebido nesses programas é a burocracia da Caixa Econômica Federal”, diz ela.


 


Com representações em 18 estados, o movimento está iniciando pesquisa sobre os resultados dos programas do governo federal para habitação. O  objetivo é descobrir quem está de fato se beneficiando dos programas públicos. “O banco tem os seus critérios, encargos e toda a questão de segurança dos agentes financeiros. Quando chega na ponta, para a família que ganha menos de um salário mínimo, ela não consegue vencer isso”, relata.


 


O relatório global contendo as atividades do governo para a habitação de baixa renda será discutido na próxima reunião do Conselho das Cidades, em fevereiro de 2007. “A nossa pesquisa é exatamente para tentar fazer um contraponto à questão da burocracia.  Tem o recurso, mas não pode acessar o recurso, devido à grande burocracia, que não ajuda”, avalia ela.


 


Fonte: Agência Brasil