Médico espanhol desmente que Fidel Castro tenha câncer

O cirurgião espanhol José Luis Garcia Sabrido desmentiu categoricamente nesta terça-feira (26/12), depois de voltar de Havana, que o presidente cubano Fidel Castro tenha câncer.

“Até onde eu sei, desminto absolutamente” que Fidel Castro tenha câncer, afirmou Sabrido, chefe de cirurgia do hospital público Gregorio Marañon, em coletiva à imprensa, em Madri.


 


Fidel Castro “não tem nenhuma doença maligna, mas um processo benigno com uma série de complicações”, sustentou Sabrido, que viajou à capital cubana quinta-feira passada em um avião fretado pelo governo da ilha.


 


O presidente cubano, de 80 anos, está “em um processo de recuperação lento, mas progressivo” depois da “gravíssima intervenção” à qual foi submetido no fim de julho passado após sofrer uma crise intestinal aguda.


 


Este processo “é o que se espera no caso de um paciente que teve uma operação grave e urgente”, disse o médico espanhol, um especialista conhecido em “problemas digestivos”, descartando a eventualidade de que Fidel Castro tenha que passar novamente por cirurgia.


 


Sabrido não deu maiores detalhes sobre a doença de Fidel Castro, alegando o segredo profissional médico-paciente. Ele também rejeitou as especulações ventiladas pelo Partido Popular (PP, direita), que comanda o governo regional da comunidade de Madri e é o gerente do hospital Gregorio Marañon, onde trabalha.


 


“Fidel Castro é um paciente excepcional, mas no fim das contas ele é apenas um paciente”, afirmou, destacando que sua viagem a Cuba tem um caráter “exclusivamente pessoal” e que esta era a primeira vez que examinava Fidel Castro.


 


Sabrido ficou impressionado com a “atividade intelectual fantástica” do presidente cubano, que quer voltar ao trabalho apesar de os médicos recomendarem “prudência”.


 


“O que acontecerá no futuro dependerá dele, se tiver uma recuperação completa e tiver capacidade disto, a decisão caberá a ele”, disse o médico, respondendo a perguntas sobre um eventual retorno de Fidel Castro ao governo.


 


Sabrido ainda frisou que não pretende visitar Fidel Castro novamente nos próximos dias, mas acrescentou que retornará provavelmente à ilha “daqui a alguns meses”.


 


A viagem de Sabrido coloca o direitista Partido Popular em uma situação incômoda. Vários de seus dirigentes emitiram declarações contraditórias a respeito.