Espanha confirma viagem de cirurgião para tratar Fidel

Autoridades espanholas confirmaram nesta segunda-feira (25/12) que um renomado cirurgião do país viajou a Cuba para avaliar a possibilidade de submeter o presidente Fidel Castro a uma nova cirurgia.

José Luis García Sabrido, diretor do departamento de cirurgia do Hospital Gregório Marañón, em Madri, viajou sexta-feira a Havana, segundo Manuel Lamela, conselheiro de saúde pública da capital espanhola. De acordo com Lamela, a Secretaria de Saúde envia medicamentos a Cuba desde junho.


 


A Espanha, disse o conselheiro, continuará dando apoio e assistência. Em suas palavras, o auxílio em matéria de saúde é “uma obrigação internacional”. “Quando um governo solicita ajuda ou colaboração, as administrações de saúde as fornecem”, disse.


 


Lamela não entrou em detalhes, uma vez que a divulgação dos remédios enviados revelaria a doença da qual padece Fidel – e, portanto, violaria a confidencialidade médica e a política de informação do Governo de Havana


 


Fidel Castro, aos 80 anos, licenciou-se do poder em no fim de julho, quando foi submetido a uma cirurgia de emergência no intestino. Raúl Castro, o irmão de Fidel, assumiu provisoriamente a presidência da ilha.