Crise aérea: Sindicato pede medidas para posse de Lula

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo já encaminhou ao Ministério da Defesa documento que solicita providências para garantir que a crise aérea dos últimos meses não seja agravada no dia 1º de janeiro por conta da posse do presidente L

Segundo o presidente do sindicato, Jorge Botelho, autoridades do Ministério da Defesa informaram que tomarão as providências para evitar eventuais problemas de tráfego aéreo que possam comprometer ainda mais a regularização dos horários de partidas e chegadas dos vôos da aviação civil.


 


No dia 21 de dezembro, o assessor especial da Presidência da República, César Alvarez, disse que o governo federal não montará um plano especial para o tráfego aéreo por causa da posse do presidente. “Não temos, por causa da posse, nenhuma ação prevista. Jamais haverá discriminação positiva para convidados do presidente”.


 


Alvarez, que coordena os trabalhos de montagem da cerimônia de posse do presidente da República, destacou que não foi convidado nenhum chefe de Estado. Estes serão representados pelos seus respectivos corpos diplomáticos no Brasil.


 


Circulação grande
O presidente do sindicato ressaltou, entretanto, que diversas autoridades públicas – como governadores e políticas em geral, empresários e representantes da sociedade civil – deverão chegar em Brasília entre os dias 30 e 31 para a festa da posse de Lula. Muitos deles têm aviões particulares ou do governo estadual.


 


“O tráfego aéreo em si se movimenta muito entre os dias 30 e 31 de dezembro por causa das festas de Ano-Novo. Logicamente, quem virá de longe chegará em Brasília nestes dias. Não custa nada fazer uma avaliação. Não adianta apenas a prioridade de pousos de pequenos aviões mesmo porque vários políticos e empresários virão nestas aeronaves”, afirmou Botelho.


 


O chefe da Comunicação Social da Força Aérea Brasileira (FAB), Brigadeiro Teles Ribeiro, disse desconhecer o documento enviado à FAB pelo sindicato. “Não temos qualquer problema com relação ao tráfego aéreo. Fomos testados no feriado do Natal e não faltaram controladores. Temos equipes de sobreaviso, tanto de controladores quanto de outras áreas como de manutenção de radares e outros setores”.


 


Precauções
O brigadeiro ressaltou, ainda, que por causa dos problemas registrados na aviação civil, na TAM especialmente, a Força Aérea disponibilizou aeronaves e tripulação para tentar reduzir os prejuízos causadas à população. Quanto a procedimentos específicos para o dia 1º, Teles Ribeiro informou que as medidas adotadas serão as mesmas de todas as que já tiveram.


 


Entre elas, a proibição de qualquer vôo espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios nos horários das cerimônias de posse do presidente Lula e ministros de Estado. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio de sua assessoria, informou que, no processo de auditagem que será iniciado nesta terça-feira (26/12), uma das questões a serem colocadas para as companhias aéreas é se haverá disponibilidade de mais vôos para Brasília na semana que antecede o dia 1º de janeiro.


 


A assessoria da agência acrescentou que não só na capital federal, mas em todo o país, o importante é garantir que não tenha mais qualquer cancelamento ou atrasos como os que ocorreram na semana do Natal.