“Papais noéis” vão à luta contra o governo português

Às vésperas do Natal, uma manifestação inusitada mobilizou “papais noéis” contra o governo português. Neste sábado (23/12), eles deixaram presentes no “sapatinho” do Ministério da Saúde de Portugal, em ato simbólico contra o fim de atendimentos de urgênci

Cerca de 20 motoqueiros vestidos de Papai Noel chegaram ao edifício do ministério depois de uma viagem de quase três horas. Com as portas do prédio fechadas, o grupo deixou lembranças de sua terra “para enriquecer a ceia de Natal do ministro Correia de Campos”, disse o presidente da organização dos motoqueiros, Antônio Marques.


 


Foram deixados ovos-moles, mel e enguias – iguarias típicas de Estarreja. Os presentes foram uma forma de “sensibilizar o ministro” para a importância do Hospital Visconde de Salreu – que “além de Estarreja, também serve os municípios ao redor”, disse Marques.


 


“Queremos que estes presentes ajudem o ministro a pensar nas pessoas de Estarreja que precisam mesmo das urgências”, afirmou o responsável pelos manifestantes.


 


O grupo, composto por motoqueiros do Moto Clube de Estarreja, dos Amigos Motards de Avanca e dos Samaritanos de Salreu, prometeu mais ações de protesto em “solidariedade” à população.


 


Os habitantes de Estarreja estão em protesto desde que foi divulgada a lista de 14 postos de urgências a serem fechados, elaborada pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação da Urgências.


 


A vice-ministra adjunta da Saúde, Carmen Pignatelli, garantiu, depois de uma reunião com prefeito da cidade em 15 de dezembro, que a decisão sobre a unidade de Estarreja só será tomada em janeiro.