Ministério libera R$ 1,5 milhão para trem de passageiros na Zona da Mata mineira

O expresso Pai da Aviação finalmente vai rodar pelos trilhos de Minas. O Ministério do Turismo confirmou a liberação de R$ 1,5 milhão para o projeto desenvolvido há sete anos pela ONG Amigos do Trem. Com 125 quilômetros de extensão, a linha ferroviária

“Vamos contar com um restaurante e um vagão-teatro”, informa Paulo Henrique do Nascimento, presidente da ONG, reconhecida pelo governo federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A previsão é de que a composição comece a circular em meados de 2007. O trem turístico vai parar durante uma hora no Museu-Fazenda Cabangu, onde nasceu Santos Dumont.


Durante a viagem, os visitantes poderão desembarcar na estação ferroviária de Mariano Procópio, em Juiz de Fora, que será reformada com recursos do projeto. Até que o trem volte de Matias Barbosa, os turistas poderão conhecer as instalações do segundo maior museu imperial do país, que leva o mesmo nome da estação.


O trem de passageiros turístico fará ainda uma parada na estação principal de cada uma das cidades envolvidas no circuito. Segundo Paulo Henrique, a composição sairá de Juiz de Fora, em direção a Barbacena, às 9h de sábados, domingos e feriados. Às 14h, após retorno a Juiz de Fora, segue até Matias Barbosa, numa viagem de ida e volta de, aproximadamente, 50 minutos.


Os passageiros que quiserem seguir novamente até Barbacena farão o percurso de volta numa automotriz, locomotiva que tem motor e vagão, enquanto a composição principal fica estacionada em Juiz de Fora, para nova viagem no dia seguinte.


Os bilhetes serão vendidos para o trecho integral da viagem ou para um percurso específico entre as cidades. O valor do tíquete terá como base as tarifas dos ônibus interurbanos, que atendem os seis municípios envolvidos.


Com a verba, além da reforma da estação ferroviária de Mariano Procópio e de seus prédios anexos, a ONG vai recuperar duas locomotivas, duas automotrizes e seis vagões de passageiros dos antigos Trem de Prata, que fazia a linha Rio de Janeiro-São Paulo, e Vera Cruz, que percorria o trecho entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Essas composições hoje se encontram sucateadas em pátios ferroviários de Juiz de Fora, Santos Dumont e Belo Horizonte.


Fonte Portal Uai