BC apertará controle sobre “pessoas politicamente expostas”

O Banco Central (BC) determinou ontem que os bancos aumentem a partir de julho os controles sobre as movimentações de recursos de “pessoas politicamente expostas”, ou seja, aquelas que ocupem cargos públicos ou que o fizeram nos últimos cinco anos, no Bra

A medida visa a inibir escândalos como o da máfia das sanguessugas e a combater crimes de lavagem de dinheiro.


 


A definição, de acordo com o BC, abrange desde o presidente da República até os presidentes de câmaras municipais das capitais de Estado.


 


Baseada em recomendação da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro (Encla), a decisão do BC fará com que os bancos passem a atualizar os dados cadastrais das “pessoas politicamente expostas” num período de tempo menor. “Em vez de uma atualização por ano, as atualizações passarão a ser semestrais”, explicou uma fonte do BC. Com isto, os bancos terão mais segurança para detectar movimentação suspeita e comunicá-la ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). “Com os dados cadastrais, os bancos têm como saber qual o patrimônio do correntista e, assim, detectar qualquer movimentação incompatível com o patrimônio”, explicou a fonte.


 


Os processos de abertura e renovação de contas bancárias, a partir de julho, das “pessoas politicamente expostas” não poderão ser conduzidos por gerentes de agências bancárias. Os bancos também terão de manter lista atualizada com os nomes das pessoas que ocupam cargos públicos.


 


Fonte: Agência Estado