Justiça dos EUA rejeita ação contra filme de Michael Moore

Um juiz americano rejeitou uma ação impetrada por um veterano da guerra no Iraque, que alegava que imagens de televisão foram usadas sem sua permissão no documentário Fahrenheit 11 de Setembro, de Michael Moore.

O sargento Peter Damon, de 34 anos, perdeu os dois braços no Iraque. No processo contra Moore, ele sustenta que o filme tem uma entrevista que ele concedeu para um telejornal da rede de televisão NBC sem pedir autorização. Damon disse que o uso do clipe no documentário de Moore fez com que ele parecesse ser contra a guerra e contra o presidente George W. Bush.


 


Ele afirmava que a inclusão da sua entrevista reclamando sobre as dores causadas por seus ferimentos fez com que ele parecesse ser crítico da guerra no Iraque e do governo americano. O juiz distrital Douglas Woodlock, porém, entendeu que o trecho não difamava Damon.


 


“Humilhação”
O trecho foi mostrado, no filme, logo depois de um clipe mostrando o congressista americano Jim McDermott afirmando que o governo Bush estava “deixando para trás todos os tipos de veteranos”.


 


O advogado de Moore, Jonathan Albano, disse que o sargento Damon apareceu por 16 segundos, durante um filme de 2h16. Suas declarações foram usadas literalmente, sem manipulação, visando fazer com que ele parecesse ter um ponto de vista contra a guerra.


 


Damon pediu indenização por “perda de reputação, sofrimento emocional, embaraço e humilhação pessoal”. Segundo a agência de notícias Associated Press, Damo processou Moore tentando obter uma indenização de US$ 85 milhões. Ele também processou a distribuidora do documentário, Miramax.


 


Sem arrependimento
O juiz Woodlock disse que a Primeira Emenda da Constituição americana dava a Moore um amplo espaço para o documentarista expressar sua opinião política em seus longas. Já Damon disse que estava decepcionado com o resultado – mas que não se arrepende por ter levado o caso à Justiça.


 


“Entramos com a ação não apenas para responsabilizar Michael Moore mas também para limpar meu nome e deixar que todos saibam que eu não tenho as mesmas opiniões de Michael Moore a respeito da guerra no Iraque ou sobre o presidente Bush”, disse.


 


Damon, da Guarda Nacional, perdeu os dois braços quando um pneu de um helicóptero Black Hawk explodiu enquanto o sargento e um colega estavam realizando serviços de manutenção na aeronave pousada no Iraque. Outro soldado morreu na explosão.