Emprego na indústria de SP tem maior alta desde 1985

O setor industrial foi o grande responsável pelo aumento no nível de ocupação em novembro na Região Metropolitana de São Paulo pelo quinto mês consecutivo. Segundo levantamento da Fundação Seade e do Dieese, a ocupação no setor cresceu 4,8% ante outubro,

“Em nenhum outro mês de novembro, a ocupação da indústria cresceu tanto como em 2006”, destacou o coordenador de Análise de Pesquisas da Fundação Seade, Alexandre Loloian, lembrando que o setor gerou 81 mil novos postos de trabalho ante outubro.



Na avaliação do coordenador, o movimento de alta foi influenciado pela necessidade da indústria conseguir atender as encomendas de última hora neste fim de ano. Segundo a PED, os destaques de alta do setor industrial em novembro foram os segmentos de vestuário e têxtil (7,3%), gráfica e papel (7%), produtos alimentares (5,9%), e metal-mecânico (4,6%).



Outros Setores, que concentra empregos da construção civil e serviços domésticos, também apresentou alta, de 0,7%, ou 7 mil ocupações sobre outubro. A PED apontou que, o segundo grupo, teve maior impacto na geração de empregos no mês passado.



O setor de comércio gerou mil vagas em novembro, o que, segundo o Seade e o Dieese, representou estabilidade. As instituições salientaram que, por conta do fim do ano, estimava-se “um pouco mais desse setor”, mas ressaltaram que não identificaram um motivo específico para o número abaixo do esperado.



No lado negativo, o setor de serviços eliminou 29 mil ocupações em novembro (-0,6%), por conta da redução dos contingentes de assalariados com carteira assinado no setor privado e de autônomos. Foram verificadas reduções mais significativas no segmento de transportes (-5,5%), reformas (-5,2%), oficina mecânica (-4,8%), e creditícios (-4%).



De acordo com a PED, o total de ocupados na região metropolitana de São Paulo foi estimado em 8,707 milhões de pessoas em novembro, 60 mil a mais do que em outubro.