Casa Bernardo Guimarães é inaugurada em Ouro Preto

Patrimônio Cultural da Humanidade, a barroca Ouro Preto ganhou, na tarde desta terça-feira(19), mais um importante ponto turístico e histórico. A casa do escritor Bernardo Guimarães, autor de “A Escrava Isaura”, foi inaugurada pelo governador de Minas

O sobrado onde morou o romancista é uma da construções mais representativas do século XIX, da região, e foi totalmente restaurada. Nas obras foram gastos R$2,8 milhões, investidos pelo governo do estado por meio do programa Minas Avança. A partir de agora, o prédio passa a abrigar a sede da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.


No local, será instalado ainda o Núcleo de Artes e ofícios, além de uma galeria de arte. A Casa Bernardo Guimarães, depois da reforma, ganhou ampla infra-estrutura que inclui 16 salas e dois anexos com auditório, camarim, foyer, loja, café, cantina, salas de aula, oficinas, jardins e elevadores para os portadores de necessidades especiais.


A casa também abrigou por mais de 40 anos a Sociedade São Vicente de Paulo. Em 2003, a propriedade voltou a pertencer ao estado.


Fonte: Portal Uai