Cartolas irritam-se com lei que limita horário de futebol em SP

Lei que restringe o horário de início das partidas de futebol disputadas na cidade de São Paulo, aprovada na quinta-feira (21/12) foi vista com bastante irritação pelos cartolas que dirigem o esporte em São Paulo, já que a lei fere os interesses da TV Glo

O projeto de lei estabelece que nenhum jogo de futebol em São Paulo poderá começar após as 21h. Se a norma for desrespeitada, o alvará de funcionamento do estádio será cassado e o evento interrompido.


 


A legislação foi aprovada pela Câmara Municipal, em segunda votação. Agora, deve passar por diversos órgãos da prefeitura, que vão dar parecer sobre o assunto antes de o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, se pronunciar.


 


O problema é que vários jogos do meio de semana começam às 21h45, horário que só interessa à TV Globo, detentora dos direitos sobre os principais torneios de futebol.


 


Por isso, a Federação Paulista de Futebol (FPF) já reagiu irritada à nova lei. “Essa decisão fere os interesses dos clubes. Espero que o Kassab não sancione”, declarou o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero. “Se passar, vamos jogar fora de São Paulo. E ainda temos como recurso entrar na Justiça. É um espetáculo privado, eles não podem interferir desse jeito.”


 


Autor do projeto, o vereador Tião Farias (PSDB) afirmou que defendeu os interesses da população ao propor a lei.


 


“Atuei como cidadão. Me preocupei com esta movimentação em torno dos estádios à meia-noite e com os torcedores que têm de chegar tarde em casa”, argumentou. “É o interesse da maioria da população.”


 


O vereador ouviu pessoas envolvidas no setor e citou dois vereadores, Soninha (PT), jornalista esportiva, e Antônio Goulart dos Reis (PMDB), ligado a torcidas organizadas do Corinthians.


 


Já Del Nero disse que uma “minoria” dos torcedores será atendida com a medida.


 


“Se ouvissem a maioria, não tomariam essa decisão”, explicou. “Numa cidade como a nossa, existe gente que dorme cedo, que dorme tarde. Quem tem dificuldade nesse horário fica em casa”, alegou o dirigente, que, “aparentemente”, desconhece haver torcedores que transitem de ônibus ou acordem muito cedo para trabalhar.


 


Dos 98 jogos do Campeonato Paulista, cerca de 20 partidas serão às 21h45, horário imposto pela Globo. Mas ainda há partidas do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores. Todos os jogos marcados para quarta-feira, com transmissão de TV prevista, têm início neste horário.


 


Na legislação aprovada na Câmara, há a possibilidade de exceções. Diz o texto que quando houver “interesse público, devidamente justificado” os jogos poderão começar após as 21h. Mas isso dependerá de alvará obtido pelo organizador da partida junto à prefeitura.