Subsídios agrícolas sustentam ricos nos EUA, diz Post

Em vez de ajudar pequenos fazendeiros, os subsídios agrícolas distribuídos pelo governo dos Estados Unidos alimentam ''grandes negócios'', avalia matéria do jornal Washington Post nesta quinta-feira (21/12).

''A sustentação do sistema multibilionário de subsídios federais agrícolas é a imagem de um batalhador fazendeiro familiar: pequeno, impotente diante da Mãe Natureza, ligado à terra por laços sanguíneos.''


 


''Esta imagem assegura anualmente bilhões do que um produtor chamou de 'pagamentos por empatia' aos fazendeiros. Mas é enganosa'', diz o texto.


 


Segundo o Washington Post, apenas 7% das propriedades recebem mais da metade dos cerca de US$ 25 bilhões (R$ 55 bilhões) distribuídos anualmente pelo governo americano.


 


A hesitação americana em reduzir esse nível de ajuda foi uma das razões que levaram à suspensão da Rodada Doha, de liberalização do comércio mundial, em julho deste ano.


 


O Post contraria o argumento de que os subsídios são necessários para ''salvar famílias'': os recursos funcionam contra os pequenos produtores, inflacionando o preço da terra e obrigando cortes no número de empregos, diz o jornal.