Quadro roubado é entregue a líder comunista da Rússia

Os ladrões que roubaram um quadro francês do século 19 do museu Hermitage, da Rússia, entregaram a obra nesta quarta-feira (20/12) ao líder comunista Gennady Ziugánov. Tudo porque confiavam que ele o devolveria às autoridades. Ziugánov – que chefia o Part

“Por volta das 12 horas de hoje, recebemos um telefonema anônimo de um homem pedindo que alguém se apresentasse em nome de Ziugánov, porque acreditava que Ziugánov não venderia o objeto”, disse Yuri Petrakov, representante do partido. De acordo com o combinado, um integrante do PCR se dirigiu a uma estação de metrô próxima ao teatro Bolshói, em Moscou.


 


Foi ali que um homem de meia idade, ainda não-identificado, entregou o pacote com o quadro, segundo a informação divulgada sobre o caso. E, de fato, Ziugánov entregou a pintura pessoalmente à Polícia, que o devcolveu às autoridades do Hermitage.


 


O quadro é de autoria de Jean-Léon Jerome, chama-se Piscina num Harém (Pool in a Harem) e mostra uma sauna pública. Seu valor aproximado é de US$ 1 milhão. A obra foi pintada em 1876, adquirida pelo czar Alexandre III e levada para o Hermitage em 1918, após a Revolução Russa. Sumiu do museu em 22 de março de 2001.


 


Petrakov disse que um especialista confirmou a autenticidade do quadro. Segundo Mikhail Piotrovski, diretor do Hermitage, serão necessárias várias semanas para sua restauração. A tela – de 75,5 centímetros por 62 – foi cortada em quatro pedaços.


 


O museu


O Hermitage – um dos museus mais prestigiosos do mundo, ao lado do Louvre e do Prado – ainda está abalado com o desaparecimento de 221 itens de prata, em agosto, que causou revolta pública.


 


A fama do museu não é em vão. Fundado em 1764 pela czarina Catarina II, o Hermitage contém quadros originais de Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Goya, Rafael, Velázquez, Michelangelo, Manet e Mattisse, entre outros gênios da pintura, além de esculturas de Auguste Rodin.