Chapa com UJS vence eleição para o DCE da UERJ

''Camarão que dorme a onda leva''. O refrão do samba de Zeca Pagodinho serviu para mostrar o quanto a atual gestão do Diretório Central Acadêmico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (DCE-UERJ), formada por PSOL e PSTU, estava distante do debate na

A eleição ocorreu de 11 a 15 de dezembro, com quatro chapas concorrentes. A chapa 1 – Camarão que Dorme a Onda Leva – obteve 2.524 votos. A de número 2, Quilombo, recebeu 245 votos. A chapa 3 (PSOL) conseguiu 1.948, enquanto a chapa 4 (PSTU) teve 1.541 votos. Houve 63 votos brancos e 66 nulos.


 


A UJS também terá participação no Conselho Universitário da UERJ (Consuni). Luciana Milesi, estudante de Física, elegeu-se para integrar o órgão. Entre oito concorrentes, Luciana foi a mais votada, com quase mil votos.


 


O significado da vitória
Segundo integrantes da UJS, a vitória nas eleições no DCE se deve ao debate e à apresentação de propostas concretas. A chapa Camarão que Dorme a Onda Leva propôs, por exemplo, a vinculação de 5% do ICMS do estado para as universidades públicas e o aumento do valor e da quantidade de bolsas. Outra questão importante para o resultado foi a chapa 1 ter representantes em todos os campi da UERJ.


 


O pleito mostrou também o enfraquecimento do PSOL e do PSTU, que estiveram por vários anos na direção do DCE. É mais uma derrota sofrida por esses setores sectários e cada vez mais isolados. Não foi à toa que, em agosto deste ano, CSC, PT, PDT e independentes venceram a eleição para o Sindicato dos Trabalhadores da UERJ (Sintuperj).


 


A nova composição do diretório
O DCE da universidade é composto pela proporcionalidade. De acordo com o resultado, a chapa 1 terá cinco dos 11 membros da executiva. As forças que compõem a chapa 1 ainda não decidiram quem ocupará a secretaria-geral – o cargo mais importante.


 


O novo DCE pretende também iniciar um diálogo com o governador eleito, Sérgio Cabral (PMDB) – o que não ocorre com o atual governo, do casal Rosinha e Anthony Garotinho. Na campanha eleitoral, Cabral assumiu um compromisso público de melhorar a UERJ.