Alice Portugal: É preciso defender o Congresso e a democracia

A deputada baiana Alice Portugal (PCdoB-BA) foi à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (20) para manifestar sua solidariedade ao presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que tem sido alvo de diversos ataques de setores da mídia.

Segundo Alice, ''a pirotecnia tem uma razão de existir: a tentativa de desmoralizar a representatividade do Congresso, a tentativa de até mesmo ousar ao pôr na porta do Congresso uma faixa em que se propunha o fechamento do Congresso Nacional. Há setores da imprensa que prefeririam legislar sem um voto e fazer que as representações populares aqui não chegassem. É isso que está em jogo''.


 


Para a deputada Alice Portugal, o presidente Aldo Rebelo não merece a execração pública pela busca constitucional do teto. ''Se houve equívoco político na forma, torna-se necessário tratar constitucionalmente da questão. O que não podemos é execrar um só homem, que teve elegância e respeito para com todas as forças políticas desta Casa''.


 


Vitórias


 


A deputada reeleita também apresentou um balanço do seu primeiro mandato federal e destacou as importantes vitórias alcançadas nesta legislatura: a profissionalização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e a garantia da aprovação do Fundo de Educação Básica (Fundeb).


 


''O advento da pré-escola significará, em poucos anos, uma revolução na educação pública em nosso País, mas não tivemos o alarido necessário para comemorarmos a vitória da educação brasileira com a instituição da pré-escola e com um projeto-piloto de creches'' lembrou a deputada, que também é coordenadora da Bancada Feminina do Congresso.


 


Sobre a atuação da Bancada Feminina, Alice comemorou a aprovação da lei Maria da Penha, ''que faz com que cestas básicas não sejam mais moeda de troca para a violência contra a mulher''.


 


De Brasília
Gustavo Souza