Senador Quintanilha deixa o PCdoB

O senador Quintanilha retornou ao PMDB e hoje, às 12 horas, assina a ficha de filiação ao partido do governador reeleito, Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia. A informação é do sítio clebertoledo.com.br.

Bomba: a convite de Marcelo, Leomar deixa o PCdoB e volta ao PMDB nessa terça-feira O senador Leomar Quintanilha está de volta ao PMDB. Leomar está deixando o PCdoB e se filiará ao PMDB nessa terça-feira, às 9 horas, no Palácio Araguaia. Em entrevista ao site Clebertoledo.com.br agora há pouco, Leomar disse que está “voltando às origens”. “Espero com essa volta poder dar minha contribuição política para o desenvolvimento do Tocantins”, afirmou o senador. Ele disse ao site que a eleição para ele já “é coisa do passado”. “Resolvi apoiar o governador que o povo escolheu”, disse Leomar em relação ao governador Marcelo Miranda (PMDB). Segundo o senador, o convite para que ingressasse no PMDB partiu de Marcelo e do presidente regional do partido, deputado federal Osvaldo Reis. Semana passada, contou Leomar, o governo reiterou o convite e os dois voltaram a conversar nesta segunda-feira, quando Leomar decidiu aceitar. O senador disse que sua volta ao PMDB acontece num momento importante para o Estado, quando o governo do Tocantins busca uma aproximação maior com o governo Lula. É nesse ponto que Leomar poderá ter um papel fundamental para o governo Marcelo Miranda, segundo avaliou o próprio ex-comunista. “Com essa aproximação entre governo do Estado e governo federal, o Tocantins poderá crescer acima da média nacional”, disse Leomar.


Marcelo causou a saída de Leomar do PMDB em 2005 De certa forma, o senador Leomar Quintanilha volta para o PMDB pelas mãos daquele que o fez deixar o partido, em setembro do ano passado, para se filiar, estranhamente, ao PCdoB, que tinha acabado de eleger o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (SP): o governador Marcelo Miranda. Leomar deixou o PMDB pouco tempo depois da filiação do governador ao partido. Tudo porque o senador vinha se preparando para disputar o governo do Tocantins com o apoio dos peemedebistas. A possibilidade de Leomar de disputar o governo do Estado em 2006 pelo PMDB se tornou mais concreta depois que o governador Marcelo Miranda, no início de 2005, deu indicações de que não deixaria mais o PSDB e, conseqüentemente, a União do Tocantins. Com isso, o PMDB começou a promover a imagem do senador Leomar Quintanilha numa série de reuniões macrorregionais pelo Estado. No entanto, depois que o governador deixou o PSDB, o PMDB viu reacender as esperanças de tê-lo em seus quadros, e o projeto Leomar foi novamente esquecido. Quando Marcelo disse ao PMDB que se filiaria ao partido, Leomar começou a se afastar em definitivo das atividades da legenda. O senador sequer compareceu à filiação do governador no dia 10 de junho do ano passado, solenidade que reuniu em Palmas grande parte da cúpula peemedebista. Desmotivado e sem perspectiva de ver seu nome como o candidato do PMDB para as eleições de 2006, Leomar surpreendeu o Estado e o País quando anunciou no dia 29 de setembro de 2005 que estava ingressando no PCdoB.
Briga pelo PMDB
Leomar ingressou no PMDB pela primeira vez em 2003, iniciando uma árdua luta com os caciques do partido pela sua direção. Depois de uma intervenção nacional, o senador foi colocado na presidência do diretório regional e uma imensa batalha judicial foi iniciada.
Essa briga só terminou em agosto de 2004, quando Leomar subiu no palanque do então candidato a prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que tinha o PMDB em sua chapa.
Então, as ações judiciais foram suspensas e Leomar e os demais caciques começaram uma campanha conjunta para eleger o maior número possível de prefeitos, numa aliança com o PT por quase todo o Estado.
Negou
Os rumores de que Leomar deixaria o PCdoB em direção PMDB começaram já na reta final das eleições deste ano. No entanto, o senador sempre negou essa possibilidade.


(informações do sítio clebertoledo.com.br