PC da Venezuela quer congresso extraordinário para discutir partido único

O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV) publicou na segunda-feira uma nota a respeito da proposta feita pelo presidente do país, Hugo Chávez, da criação de um Partido Único da Revolução, feita durante uma solenidade no sá

Declaração Pública


 


O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da Venezuela (PCV), reunido na cidade de Caracas em 17 de dezembro de 2006, com a finalidade de continuar considerando tudo o que concerne à formação do “Partido da Revolução” e analisar a decisão do Comandante Hugo Chávez Frías. líder do processo revolucionário bolivariano, em relação à formação do Partido Socialista Unido da Venezuela, expressa:


 



  1. O PCV ratifica seu firme e indeclinável compromisso histórico de continuar lutando pela libertação nacional da dominação imperialista e pela construção do Socialismo, conteúdos que nutrem e orientam o atual processo revolucionário bolivariano no nosso país;

  2. Neste caminho de mais de 75 anos de resistência antiimperialista e de luta pelo socialismo, sustentamos e temos sustentado como uma tarefa de fundamental importância para alcançar os objetivos traçados, a consolidação e fortalecer os processos de acumulação de forças de caráter popular revolucionário que garantam a transformação revolucionária da sociedade capitalista rumo à Socialista, em trânsito para uma sociedade sem exploração, classes e nenhuma forma de alienação.

  3. É desta perspectiva e em procura do desenvolvimento da mais ampla unidade nacional, continental e mundial que freie e liqüide a dominação do imperialismo, particularmente o estadunidense, à vez que nos empenhamos nos mais altos interesses da justiça, da igualdade, da solidariedade, independência nacional, soberania e autodeterminação do nosso povo, pela liqüidação da exploração do homem pelo homem, pela definitiva libertação da classe operária e demais trabalhadores, pela criação do Poder Popular como expressão da Democracia Revolucionária, que no PCV assumimos a necessidade histórica de avançar na construção da unidade orgânica dos revolucionários e das revolucionárias em tnosso país.

Neste sentido, o Birô Político do Comitê Central do PCV propõe:



  1. 1) Reiterar nossa conseqüente identidade com a tarefa estratégica de construir a Unidade Orgânica do Movimento Revolucinário Venezuelano, com clara definição de sustentação ideológica, de seu programa de luta, e de sua forma de organização, como expressão do Estado Maior da revolução, cuja autoridade moral e política esteja legitimada pelo povo.

  2. 2) Conseqüentes com a cultura de construção coletiva e debate democrático revolucionário que norma a vida interna de nosso Partido, convoca-se o 4.º Pleno do Comitê Central para a próxima quinta-feira, 21 de dezembro de 2006, com a finalidade de :


  • Abordar em profundidade este debate;

  • Considerar o documento básico de discussão que servirá de papel de trabalho para a análise e intercâmbio
    a nível de toda a estrutura orgânica do PCV; e,

  • Criar as condições para convocar um Congresso Nacional Extraordinário do PCV, que defina o rumo, que defina o que correspone à unidade orgânica, deverá adotar o PCV e a Juventude Comunista da Venezuela.

Ampliar o âmbito do debate até outros núcleos e setores do movimento popular revolucionário, com quem temos construido estreitos vínculos de unidade estratégica.


Birô Político do Comitê Central
Partido Comunista da Venezuela


 


Fonte: Tribuna Popular http://www.tribuna-popular.org