Noruegueses exigem a libertação dos Cinco cubanos presos

A imediata libertação dos Cinco combatentes antiterroristas cubanos presos nos cárceres dos Estados Unidos foi a exigência dos participantes no ato de solidariedade com Cuba realizado em Oslo, Noruega, e em homenagem também ao presidente  Fidel Ca

No encontro convocado pelo Grupo Cuba 5, a Associação de Amizade Noruega-Cuba e os Círculos Bolivarianos de Noruega, se denunciou a injusta prisão dos Cinco patriotas cubanos, solicitando “a todos aqueles cidadãos de bem para pressionar às autoridades locais e estadunidenses para fazerem justiça”, sublinha a mensagem enviada à mídia cubana pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos.


 


O Presidente Honorário da Associação de Amizade Noruega-Cuba, Karl Rikardsen, salientou o humanismo da Revolução Cubana e de seu líder Fidel Castro Ruz.


 


O advogado Fredrik Heffermehl, destacado membro do Movimento Norueguês e internacional pela paz, ex-secretário geral da Associação da Ética nesse país europeu, informou das arbitrariedades  cometidas contra os Cinco combatentes, no marco internacional onde o governo dos Estados Unidos “viola sistematicamente a lei, instrumenta decisões unilaterais e prejudica o direito de indivíduos e nações”.


 


Heffermehl, renomado defensor do direito  internacional, fez votos por justiça aos Cinco e denunciou os perigos que enfrentam por causa da  ilegal e irresponsável administração estadunidense.


 


O embaixador cubano, Jorge Lamadrid Mascaró, denunciou as injustiças acumuladas contra os Cinco patriotas, que ganham peso ao completarem cinco anos das condenações arbitrárias impostas.


 


Mascaró recordou a negativa das autoridades estadunidenses de permitir aos filhos e esposas que os visitem.