Livro que ressalta belezas do Rio Parnaíba é lançado na Academia Piauiense de Letras

A beleza do Rio Parnaíba, símbolo do Piauí, agora pode ser vista, também, através de um belíssimo trabalho. Foi lançado na noite dessa quinta-feira (14), na Academia Piauiense de Letras (APL), o livro Viagem Pictórica pelo Rio Parnaíba, de autoria do arti

A obra oferece uma viagem lírica ao leitor, que pode apreciar a diversidade das paisagens do Parnaíba, desde as nascentes do rio até o Delta, conta o autor, Otoniel Melo. Ele reforça que esse trabalho faz parte de uma série de trabalhos que vem desenvolvendo sobre o Nordeste brasileiro. “Nossa idéia é aproveitar toda essa diversidade que o Rio Parnaíba oferece aliada a todo um material, muitos deles ocultos, que tivemos a oportunidade de publicar. Com a ajuda da Academia Piauiense de Letras, tivemos acesso ao acervo literário e à antologia, que podemos aproveitar nesse trabalho de arte”, disse.



Para o presidente da APL, o desembargador Manfredi Mendes de Cerqueira, a academia não poderia ficar indiferente à iniciativa do pintor. “O livro é lançado num momento muito oportuno, onde todo o Piauí se mobiliza para salvar o Rio Parnaíba”, conta. O presidente da Academia realça que a obra, uma brochura de 132 páginas, no formato 27x28cm, é uma antologia, composta por autores da Academia Piauiense de Letras, foi produzido com muita maestria, pois reúne poesia, arte, ecologia em mais. “A obra reúne poemas clássicos de Lucídio Freitas, Celso Pinheiro, Jonas da Silva, Antônio Chaves, Alarico da Cunha, Clodoaldo Freitas, Da Costa e Silva e vários outros”, conclui.



Participaram da solenidade várias autoridades, dentre elas, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (Setdetur), Ulysses Moraes, que é natural de Amarante, onde o livro será lançado nesta sexta-feira (15), o presidente da Piemtur, José do Patrocínio Paes Landim, que representou o governador Wellington dias, além do literato Manoel Paulo Nunes, da Academia Piauiense de Letras. “Trabalhos como esse que está sendo lançado hoje, mostrando toda a singularidade da beleza do Rio Parnaíba é importante porque divulgar que o Piauí surpreende pela beleza, surpreende pela diversidade, surpreende porque tem belezas que só nós, do Piauí, podemos apresentar para o Brasil e para o mundo”, comenta.



Para complementar a importância, vista sob a ótica do desenvolvimento econômico do Estado, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (Setdetur), Ulysses Moraes, ressalta que o material, que é divulgado em português e inglês, “inclui paisagens belíssimas, mostra o registro do nosso povo, que é o que temos de melhor, também de nossas atividades econômicas. É um registro importantíssimo, até mesmo para ser visto pelos turistas que virão ao Piauí”.



A obra Viagem Pictórica pelo Rio Parnaíba inclui fotografias feitas no rio em 1912, pela Expedição Médico-Científica de Manguinhos, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também compõe a iconografia histórica fotos colhidas em velhos exemplares do Almanaque da Parnaíba,e outras cedidas pela Fundação Raul Bacellar, Arquivo Público do Piauí e Museu Odilon Nunes, entre outras fontes.