Festival de Cuba premia filmes brasileiros

O filme brasileiro O Céu de Suely, de Karim Aïnouz, foi o grande vencedor do 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, encerrado no último dia 15 de dezembro na capital cubana.

Além do Prêmio Coral de melhor longa-metragem em ficção, o segundo longa-metragem do diretor cearense (o mesmo de Madame Satã) ficou com o prêmio de melhor atriz (Hermila Guedes).


 


O segundo Prêmio Coral ficou com El Camino de San Diego, do argentino Carlos Sorín. Mas, desta vez, a produção brasileira teve mais destaque que a argentina. Basta lembrar que Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias, ganhou o terceiro Prêmio Coral, e É Proibido Proibir, de Jorge Durán, o Prêmio Especial do Júri.


 


Os Dois Filhos de Francisco, de Breno Silveira, foi consagrado com o Prêmio Popularidade, escolhido pelo público. E mais: O Fim e o Principio, de Eduardo Coutinho, arrebatou o Prêmio Especial do Júri na competição de documentários.


 


O Brasil também se destacou na parte musical da premiação: Chico Buarque teve O Maior Amor do Mundo, do filme homônimo de Carlos Diegues, escolhida como a melhor música; João Godoy e Eduardo Santos, do longa Antônia, de Tata Amaral, ganharam o prêmio de melhor trilha sonora.


 


Na competição de filmes de animação, Os Três Porquinhos, de Claudio Roberto Guimarães ganhou o terceiro Prêmio Coral da categoria, enquanto Saiu no Diário, de Yanko de Pino, recebeu menção especial.


 


Além da menção especial para o longa Páginas Del Diario de Mauricio, de Manuel Pérez Paredes, Cuba recebeu o prêmio de melhor curta, vencido por Gozar, Comer, Partir, de Arturo Infate.


 


Fonte: MinC