Nesta segunda, dia 18, tem ato público contra torturas 

O ato contará com a presença de lideranças do PCdoB, PT, PSB, PDT e PMDB/RS, e de diversos movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Nesta segunda-feira, dia 18, às 17h, será realizado o ato público “Tortura nunca mais”, no auditório da Casa dos Bancários (rua General Câmara, 424), no centro da capital, em repúdio à tortura e ao coronel Brilhante Ustra, acusado de práticas de suplício e morte no Doi-Codi, órgão que coordenou durante a didatura militar no Brasil.


 


Ustra está sendo processado, em ação inédita no País, pelo casal Maria Amélia e Cesar Augusto Teles que testemunhou o assassinato de Carlos Nicolau Danielli, sob torturas, no órgão de repressão paulista, no início dos anos 70.



 
A ação contra Ustra, que inclui os filhos do casal e uma cunhada que também foram presos, corre na 23ª Vara Cível de São Paulo, onde foi aceita pelo juiz que considerou estarem em causa direitos de personalidade e direitos humanos que são imprescritíveis.


 


O ato público também será de recordação dos 30 anos do chamado Massacre da Lapa, ocorrido em 16 de dezembro de 1976, quando policiais invadiram a casa onde reunia-se a direção nacional do PCdoB, em São Paulo, assassinando dois dirigentes e prendendo outros militantes, na última grande operação de aniquilamento de opositores da ditadura.