Irã: Rafsanjani lidera eleição para Conselho de Sábios

O ex-presidente do Irã, Akbar Hashemi Rafsanjani, venceu as eleições para o Conselho dos Sábios, segundo resultados preliminares divulgados neste domingo (17/12).

Com mais da metade dos votos já apurados, Rafsanjani – que havia sido derrotado nas eleições presidenciais do ano passado – tem uma larga vantagem sobre os demais candidatos.


 


As eleições para o Conselho dos Sábios e para assembléias municipais, que aconteceram neste final de semana, tiveram seus primeiros resultados divulgados na noite de domingo e sugerem que membros da “oposição” ao presidente do país, Mahmud Ahmadinejad, tenham reconquistadoparte da sua influência no país. Ainda não há confirmação oficial dos números.


 


Rafsanjani tem cerca de meio milhão de votos a mais que o segundo colocado, segundo informações de correspondentes internacionais ocidentais.


 


Seu principal concorrente, o aiatolá Mohammad Taghi Mesbah Yazdi, alinhado com o presidente Ahmadinejad, está em sexto lugar na apuração. Até agora, a votação asseguraria uma vaga para Yazdi no Conselho dos Sábios.


 


De acordo com a correspondente da BBC em Teerã, “a ampla vantagem de Rafsanjani é surpreendente até mesmo para seus apoiadores”. Em 2005, ele havia sido derrotado nas eleições presidenciais.


 


O Conselho dos Sábios possui 86 teólogos. O órgão supervisiona as atividades do líder supremo do Irã e escolhe o seu sucessor quando ele morre.