Governo Lula divulga nesta semana medidas pró-crescimento

Saem nesta semana as medidas fiscais, tributárias e de infra-estrutura voltadas ao crescimento econômico. Antes do anúncio, o presidente Lula faz a apresentação dos projetos ao Conselho Político do governo de coalizão, que se reúne pela segunda vez.

A semana também será marcada pelas reações da sociedade e dos próprios parlamentares ao aumento dos congressistas em 91 por cento para 24,5 mil reais por mês. Nesta segunda-feira à tarde, sai pesquisa de avaliação do governo e da popularidade de Lula após sua reeleição. O levantamento do Ibope foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


 


No Congresso, a missão é votar o Orçamento da União, agora que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fornece as bases para a confecção do projeto, foi aprovada na quinta-feira.


 


A seguir o principais eventos da semana.


 


SEGUNDA-FEIRA


— Divulgação da pesquisa Ibope que mede a avaliação do governo e a popularidade do presidente. Também serão divulgadas opiniões sobre expectativas da população em relação à economia e ao desemprego para os próximos meses.


— O presidente Lula viaja para Manaus (AM) onde visita fábricas de motocicletas, inaugura uma usina termoelétrica e participa de reunião da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Encontra também o governador do Estado, Eduardo Braga.


 


TERÇA-FEIRA


— Nova rodada de negociações sobre salário mínimo entre governo e centrais sindicais em Brasília.


 


QUARTA-FEIRA


— O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve expor, no plenário do Senado, as linhas gerais da política econômica.


— A bancada do PMDB na Câmara faz a sua terceira reunião para discutir a sucessão na Casa.


 


QUINTA-FEIRA


— O presidente Lula reúne o Conselho Político para apresentação do pacote de crescimento. Em seguida faz o anúncio das medidas.


 


SEXTA-FEIRA


— O presidente Lula pode participar da celebração de Natal com catadores de papel e moradores de rua em São Paulo, como fez nos últimos anos.


 


NA SEMANA


— O Congresso deve votar o Orçamento da União, que ainda tem que passar por discussões finais.


— Quatro medidas provisórias trancam a pauta da Câmara dos Deputados sobre assuntos como crédito extraordinário e transgênicos.



Fonte: Reuters