Quércia vence eleição no PMDB-SP e fortalece apoio a Lula

A chapa liderada pelo ex-governador paulista Orestes Quércia saiu vitoriosa na convenção que o PMDB-SP realizou neste domingo (17/10), em São Paulo, para escolha do novo diretório estadual do partido.

O grupo quercista conseguiu a reeleição com 532 votos. A chapa oponente, do deputado estadual Jorge Caruso, da região de Peruíbe, no Litoral Sul, contabilizou 332 votos. No total, 870, de um total de 1.400 delegados com direito a voto participaram da convenção. Os votos brancos e nulos somaram 6.


 


O resultado da votação, com a vitória com folga de Quércia, não confirmou previsão de observadores do partido, que esperavam uma disputa acirrada, até mesmo com a recontagem de votos. A votação foi encerrada às 15 horas, e o resultado foi divulgado cerca de uma hora depois. Os notáveis do partido, como o próprio Quércia, o presidente nacional Michel Temer e o deputado federal Delfim Netto votaram no período da manhã.


 


Ao liderar a oposição a Quércia, Caruso o responsabilizou pelo fato de o OMDB ter elegido apenas cinco deputados estaduais e três federais por São Paulo. As duas chapas em disputa defendem a unidade e o fortalecimento da legenda, mas se dividem quanto a forma de atingir esse objetivo.


 


De olho em 2010


Os seguidores do ex-governador Orestes Quércia defendem a coalizão com o governo federal, entendendo tratar-se caminho dará ao partido a força necessária para o lançamento de uma candidatura própria à Presidência da República em 2010. Quércia fez questão de esclarecer que a coalizão é com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não com o Partido dos Trabalhadores (PT).


 


Já a ala encabeçada por Caruso questiona a forma como a coalizão foi decidida pela cúpula do partido, argumentando que as bases e instâncias regionais não foram consultadas. “Entendemos que o estado de São Paulo tem que opinar sobre esse assunto”, disse.


 


O presidente nacional do partido, deputado Michel Temer – que apoiou a chapa de Quércia – espera que a unidade da legenda se faça logo após o encerramento da votação. Ele disse que já conversou com alguns líderes dos dois grupos que disputam a executiva estadual defendendo a unidade, “vença quem vencer”.


 


Assim, a executiva estadual seria integrada por representantes dos dois grupos. “Depois da unidade no plano nacional, não faz sentido ficar dividido em São Paulo”, argumentou.