Comércio de Brasil e Argentina pode ter moeda local em 6 meses 

Brasil e Argentina esperam adotar em cerca de seis meses um sistema de compensação bilateral para os pagamentos de suas transações comerciais.

O mecanismo, previsto em protocolo de intenções assinado nesta sexta-feira, evitará que exportadores e importadores tenham de fazer operações de câmbio para esses pagamentos.


 


Exportadores e importadores dos dois países poderão fazer o pagamento dos bens adquiridos em moeda local junto a seus respectivos bancos centrais. No final do mês, apenas a cobertura do saldo remanescente será feita em dólar.


 


O presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles, afirmou que o mecanismo, optativo, beneficiará principalmente os pequenos e médios importadores —que têm, proporcionalmente, custos mais elevados com as operações cambiais.


 


“É um sistema simples, eficaz, que não impõe custo de compra e venda”, disse Meirelles.


 


Segundo o presidente do BC argentino, Martin Redrado, 78 por cento das exportações argentinas para o Brasil são inferiores a 50 mil dólares.


 


Meirelles informou que, assim que o sistema estiver implementado entre Brasil e Argentina, começará a ser estudada a incorporação ao regime dos demais parceiros do Mercosul —também integrado por Paraguai, Uruguai e Venezuela. 


 


Fonte: Reuters