Avião que transportava Mao Tsé Tung fará sua última viagem

O avião Ilyushin IL-14, doado pelo povo da União Soviética ao Partido Comunista da China no início dos anos 50, que as lideranças chinesas usavam em seus deslocamentos oficiais, fará sua última viagem até o final do ano, e depois ficará no Museu da Aviaçã

O aparelho, que estava praticamente esquecido no aeroporto de Zhengzhou, capital da província de Henan, será desmontado e transportado até Pequim, onde será a peça central da exposição do novo museu, segundo a agência de notícias Xinhua.



A aeronave com a qual Mao Tse Tung cruzou os céus chineses levando a revolução a todos os cantos do país é de fabricação soviética, tem 21 metros de comprimento, 31 metros de largura e 8 metros de altura. Além disso, pode transportar até 32 passageiros.



Pouco antes da morte de Mao Tsé Tung, o aparelho deixou de ser utilizado. Mais tarde, foi comprado pela Zhongyuan Airline Company, que utilizou a aeronave em vôos regulares de 1985 a 1992.



A China Southern Airlines, que incorporou a Zhongyuan e tornou-se uma das maiores companhias aéreas chinesas, realizou na quarta-feira passada uma cerimônia no aeroporto de Zhengzhou para comemorar a última viagem do Ilyushin IL-14.



A aeronave virou símbolo da amizade entre Stalin e Mao e das boas relações entre as duas nações socialistas. Esse relacionamento acabou se deteriorando com a morte do líder russo e a com desavenças ideológicas com a liderança soviética, encabeçada por Nikolai Khruchtchev, em meados dos anos 50.



Desde 1955, a China comprou 49 unidades da aeronave, que foram utilizadas na aviação civil em rotas domésticas. Após o rompimento das relações, a China passou a fabricar uma versão do avião, chamada E-6, até os anos 80.



O Museu da Aviação Civil começou a ser construído em 2004 e deverá ficar pronto em 2007, quando se tornará um exemplo das conquistas e contribuições da China ao setor da aviação.