“Ninguém fala mais em Alca”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou nesta quinta-feira (14) dos que desdenham o Mercosul. Ao participar da abertura do parlamento do bloco, no plenário do Senado, Lula ressaltou o esforço do seu governo de estreitar relações com os paí

“Muitas vezes lemos na imprensa um certo desdém com o bloco (Mercosul) e as nossas relações com a Argentina, Uruguai e Venezuela”, disse o presidente. No discurso, Lula destacou que é importante uma política de “generosidade” com os países pobres. “O Brasil tem de assumir a responsabilidade de ajudar no desenvolvimento dos países menores”, afirmou Lula.


 


Ressaltando as políticas de cooperação, Lula afirmou que é necessário que o Brasil não deve deixar uma “ponte de inimizade” tomar conta das relações entre os países do Mercosul, referindo-se à resistência encontrada frente às importações, principalmente de países como Argentina e Uruguai.


 


“Muitas vezes, o que vemos na Ponte da Amizade, na fronteira, é uma ponte de inimizade”, disse o presidente Lula. Segundo ele, a maioria dos agricultores não aceita que o Brasil importe produtos de países do Mercosul. “Muitos não vêem no Mercosul a política de cooperação que nós, como maior economia temos que ter”, ressaltou.


 


O presidente afirmou ainda que a intenção é reforçar as relações do Mercosul com outros mercados, principalmente os europeus. “O Mercosul tem que se abrir para o mundo”, disse.


 


A criação do Parlamento do Mercosul foi estabelecida pelo Conselho do Mercado Comum em 2004. Em dezembro de 2005, foi aprovado o Protocolo Constitutivo, que estabeleceu o prazo limite de 31 de dezembro de 2006 para a instalação do órgão.


 


Nesta primeira etapa, cada parlamento nacional indicará 18 congressistas. Na segunda etapa, cujo início está previsto para 2010, os parlamentares do Mercosul serão eleitos por voto direto, universal e secreto.


 


O presidente disse ainda que o Parlamento do Mercosul não vai se sobrepor aos parlamentos de cada país. “Não terá ainda função legislativa, mas servirá de laboratório político para que futuramente se chegue à experiência da supra-nacionalidade”, disse ele.


 


Clique aqui para ler a íntegra do discurso do presidente Lula na sessão de constituição do Parlamento do Mercosul