Lula se emociona ao ser diplomado presidente pela segunda vez

O presidente  se emocionou e chorou durante o discurso feito na solenidade de entrega do diploma de eleito, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente chegou a dizer que não iria se emocionar como em 2002, pois agora está ''quatro anos mais v

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao chorar ao ser diplomado, nesta quinta-feira, como presidente reeleito da República, a exemplo do que aconteceu em dezembro de 2002, após ter sido eleito para o primeiro mandato. Minutos antes, ele chegou a dizer que não iria se emocionar como em 2002, pois agora está ''quatro anos mais velho'': ''Esse segundo diploma não me permite ficar com a mesma emoção que estava naquela (diplomação de 2002). Naquela, eu ainda tinha um sonho. Nesta, já sei que a responsabilidade do segundo mandato é infinitamente maior.''


 


Ao discursar, Lula abandonou por um momento o texto escrito e, de improviso, disse que, a partir de agora, não vai mais comparar seu governo com o anterior, de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). ''Agora, tenho que comparar o segundo mandato com meu primeiro mandato. Agora, é José Alencar e Lula contra José Alencar e Lula, em benefício do povo brasileiro'', afirmou.


 


Em seguida, após ter recebido do presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello, o diploma de presidente da República, Lula disse que estava feliz. ''Quero agradecer o sacrifício de vocês e a compreensão do povo brasileiro, que, em momentos muito difíceis, em momentos muito… '' Com a voz embargada, o presidente não conseguiu prosseguir o pronunciamento e começou a chorar, enxugando as lágrimas e bebendo um copo de água.


 


No plenário, autoridades representantes dos Três Poderes aplaudiram. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, enxugou uma lágrima. Lula retomou o discurso: ''Nesses momentos muito difíceis, o povo mais humilde… (volta a chorar) deu uma lição no Brasil. O povo mais humilde não precisou de intermediários para dizer o que deveria fazer no processo eleitoral. Ele tomou para si a responsabilidade de dizer alto e em bom som ´eu quero votar do jeito que sei votar: em José Alencar e Lula´. É por isso que a minha responsabilidade é muito grande.''


 


Depois, Lula disse que acabou o tempo do ''voto-de-cabresto'' no País. Elogiou o atual sistema eleitoral e disse que ''o povo está mais inteligente e consciente.''


 


Por último, Lula agradeceu sua esposa, Marisa Letícia, e a esposa do vice-presidente, José Alencar, Mariza Gomes da Silva, que estavam sentadas na primeira fila. “Queria agradecer, por fim, às duas Marisas aqui na frente, porque eu sei que, no fundo, nas costas delas é que rebentou muitas das coisas que Zé Alencar e eu sofremos. Que Deus nos abençoe e que o Brasil tenha de nós o melhor que pudermos dar”.


 


Antes, no discurso escrito, o presidente afirmou que o desafio do seu governo é acelerar o desenvolvimento e garantir a justiça social. ''Que Deus ajude o nosso esforço coletivo para fazer do Brasil um país mais próspero e justo'', disse.


 


A solenidade durou 25 minutos e começou com 17 minutos de atraso, por causa da forte chuva que caia sobre Brasília, o que levou muitos dos convidados a só chegarem em cima da hora. Praticamente todos os ministros do governo compareceram, entre outras autoridades, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, o presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).


 


Após o encerramento da cerimônia da diplomação, o presidente Lula e o vice, José Alencar, se dirigiram ao Salão Vermelho do TSE, onde receberam os cumprimentos.


 


Em 2002, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva comoveu a todos quando recebeu o diploma do cargo, no dia 14 de dezembro de 2002. Numa cerimônia simples, Lula fez um desabafo com os olhos rasos d’água e a voz embargada.


 


''Se havia alguém no Brasil que duvidava que um torneiro mecânico, saído de uma fábrica, chegasse à Presidência, 2002 provou o contrário. E eu, que durante tantas vezes fui criticado por não ter um diploma de nível superior, recebo agora o meu primeiro diploma: o de presidente da República do meu país. Muito obrigado'', afirmou Lula na época.


 


Da redação,
com agências


 


Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Lula